Quais são os 4 tipos de perfil comportamental?

Perguntado por: uferrari5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Entre os 4 tipos de perfil comportamental temos: o comunicador, o analista, o planejador e o executor.

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

O perfil executor é o mais raro de todos os estilos comportamentais observados pela metodologia DISC. São apenas 3% dos profissionais que se enquadram nesse perfil. Os executores tendem a ser bastante competitivos e orientados para resultados.

Lobo- É um perfil mais organizador, busca mais conhecimento, pontual, normalmente conservador, metódico, previsível, com eles as coisas tendem sempre a sair de forma correta por conta do planejamento minucioso.

Ter um perfil analítico significa ter a habilidade de produzir e relacionar informações diferentes de forma lógica. Ou seja, analisar os contextos completos para tomar as decisões certas. Um perfil analítico se refere à capacidade de avaliar e trabalhar com dados e informações.

Pessoas com um estilo de personalidade dominante tendem a ultrapassar a autoridade, pois preferem estar no comando. Às vezes, eles podem ser argumentativos e não ouvir o raciocínio dos outros. Não gostam de repetição e rotina e podem ignorar os detalhes e minúcias de uma situação, mesmo que seja importante.

Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade. “Esse perfil profissional é chave para qualquer organização em qualquer nível de atuação”, afirma ela.

Capacidade de tomar decisões
Sem dúvidas essa é uma das mais importantes. Líderes são pessoas capazes de tomar decisões rápidas e acertadas diante das diversas situações. Essa capacidade os ajuda a lidar melhor com os imprevistos e a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Uma das formas mais simples de compreender seu perfil é fazer uma análise pessoal. Comece, por exemplo, perguntando-se o porquê de ter escolhido seguir a sua profissão. Identifique suas motivações, as atividades que mais lhe dão prazer e de que maneira você pode aprimorar suas habilidades e competências.

Basicamente, personalidade é aquilo que você é, formada principalmente pelos seus valores e sua visão de mundo, enquanto comportamento é o que você faz, ou seja, como a sua essência impacta em suas ações. Nesse sentido, não se pode mudar quem se é, mas é possível alterar a forma com a qual se comporta.

O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica.

Observador. O Observador faz com que ideias criativas tenham resultados práticos. Eles são mais diretos para obter resultados imediatos. Observadores são competitivos, e outras pessoas tendem a vê-los como pessoas mais objetivas do que agressivas, uma vez que os Observadores são muito atenciosos com terceiros.