O que é virtude espiritual?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Nesse âmbito, o conceito de virtude consiste nas qualidades que, segundo cada tradição, todo ser humano precisa adquirir e desenvolver. Isso permitirá que o seu espírito tenha um bom destino, inclusive após o fim da sua vida na Terra.

As virtudes sobrenaturais distinguem-se em virtudes teologais e virtudes morais. As virtudes teologais consistem em três dons: a fé, a caridade e a esperança. A origem e a finalidade dessas virtudes são Deus.

O que é Virtude:
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Pode-se classificá-las em virtudes teologias e morais. Quando somos batizados é infuso em nós, pelo Espírito Santo, três virtudes teologais ou virtudes divinas: a fé, a esperança e caridade.

qualidade inata para o bem, que pode ser adquirida e aperfeiçoada pelo hábito, através da força da vontade.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

Virtude é a força de realizar o bem, sobretudo realizá-lo com alegria e perseverança, mesmo que seja ao preço de sacrifícios e apesar das resistências tanto interiores quanto exteriores.

A virtude é um pré-requisito para entrar nos templos santos do Senhor e para receber a orientação do Espírito.

As virtudes se configuram em qualidades e hábitos capazes de levar alguém à excelência, ou seja, ao que há de melhor na condição humana. Entre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Enquanto a virtude, que vem da palavra em latim virtus, que quer dizer força, exige de nós uma posição mais ativa para conquistá-las, ou seja, uma prática atenta e constante, o dom é muito mais um movimento do próprio Deus, que os infunde em nós.