O que é 4 fobia?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

As fobias são transtornos mentais incapacitantes que devem ser tratados por especialistas a fim de trazer mais qualidade de vida ao indivíduo e evitar o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como depressão, isolamento social e pensamentos de morte.

O CID F40 indica que o paciente sofre transtornos que provocam ansiedade diante de determinadas situações. Isso acontece mesmo quando essas situações não representam um perigo real.

Dentre as fobias específicas estão aquelas fobias mais conhecidas, como medo de altura (acrofobia); medo de lugares fechados (claustrofobia); medo de aranhas (aracnofobia); medo de palhaços (coulrofobia); medo de água (hidrofobia); medo de avião (aerofobia); medo de agulha (aicmofobia); medo de sangue (hematofobia).

Fobia é o medo exagerado de algo ou de alguma situação. Gera no indivíduo uma sensação de terror, pânico, ansiedade e perturbação. As fobias mais comuns são: agorafobia (medo de lugares abertos e multidões);

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Claustrofobia

1. Claustrofobia. Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.

Quando o medo passa dos limites, é bom ficar de olho pois a fobia é uma doença e precisa ser tratada! Sentir medo é normal. Todo mundo já teve essa emoção aflorada em vários momentos da vida, seja quando criança com o medo do escuro, ou quando adulto com o medo de ser assaltado.

Lista com alguns nomes de fobias

PagofobiaMedo de gelo ou congelamento
Panofobia ou pantofobiaMedo de tudo
PantofobiaMedo do sofrimento ou doença

Conheça as 5 fobias mais comuns entre a população

  • Acrofobia. O medo de altura atinge de 2% a 5% da população mundial. ...
  • Aerofobia. Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. ...
  • Claustrofobia. ...
  • Entomofobia. ...
  • Glossofobia.

Medo de altura, aranhas, cobras, lugares fechados, multidões, andar de avião e de tempestades são apenas alguns exemplos típicos que causam ansiedade para muitas pessoas. Mas quando esses sentimentos produzem reações extremas que se tornam uma fobia é preciso buscar ajuda profissional e tratamento.

As Fobias Simples são medos limitados de objetos, situações ou atividades específicas. As Fobias Simples mais comuns na população geral, envolvem animais, particularmente cachorros, cobras, insetos e ratos. O objetivo ou a situação é evitada ou tolerada com intensa ansiedade.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

Quando não tratada, a fobia pode gerar sofrimento e afetar diretamente a rotina e as relações sociais do indivíduo, trazendo limitações no trabalho, na escola ou nas atividades do dia a dia. Isso acontece porque quem sofre desse transtorno costuma evitar situações em que se expõe à causa do medo.

A aicmofobia é o medo excessivo que certas pessoas sentem de objetos pontudos, como facas, seringas e agulhas.