O que significa a palavra Fobofobia?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

[ Psicopatologia ] Medo patológico dos próprios medos.

[ Psiquiatria ] Aversão patológica a mulheres virgens.

Fobia é um sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém. A palavra fobia pode ser considerada um sinônimo de medo extremo.

Significado de Fobia
Etimologia (origem da palavra fobia). A palavra fobia deriva do grego phóbos, pelo francês phobie, que significa medo ou aversão.

Muitas vezes, esse pânico todo está associado a uma fobia bastante comum: a aicmofobia, que nada mais é que o medo de agulha. Em muitos casos, o medo de agulha é tão grande que a pessoa chega a tremer e ter crises de ansiedade! Por esse motivo, é importante procurar um tratamento adequado.

Uma pessoa com talassofobia experimenta sentimentos de medo e ansiedade em relação ao mar. Além disso, também evitam animais que remetem ao oceano ou a outra grande massa de água, sem motivo aparente. O medo pode aparecer em diversas situações, ao visitar praias, velejar ou simplesmente estar perto do oceano.

Ablutofobia (do latim ablutio) é um medo incomum de tomar banho ou lavar-se. Além do básico medo de tomar banho, este distúrbio pode desencadear um medo intenso de lavar o cabelo e fazer a limpeza do corpo.

Não existe nenhuma fobia específica ligada ao medo de ficar em último lugar, mas a atiquifobia é o medo intenso do fracasso.

O que é Tripofobia? A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

Mageirocofobia, o medo de cozinhar.

A astrofobia é o medo irracional, fóbico, de raios e de trovões que, segundo pesquisas recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta, aproximadamente, 5% da população mundial.

A fobofobia consiste no medo dos próprios medos. No caso dessa doença, as pessoas sofrem de um quadro extremo de ansiedade, pois antecipa muitos fatos da vida que ainda não aconteceram. Viviana cita o caso de um paciente que havia paralisado vários setores da vida, pois tinha medo de enfrentá-los.