O que é uma pessoa com gênero fluído?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

O gênero fluido é uma identidade de gênero que está dentro do espectro não-binárie, ou seja, que não possui reconhecimento e expressão dentro da ótica binária de homem ou mulher. Sua maior característica é o fato de existir uma fluidez que transita entre uma identidade ora feminina, ora masculina ou a mistura das duas.

“Fluido” (ou “gênero-fluido”) designa uma pessoa cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino ou até mesmo ao gênero neutro.

Uma pessoa gender fluid pode, a qualquer momento, identificar-se como homem, mulher, neutra ou qualquer outra identidade não binária, ou alguma combinação de identidades.

“Vivemos em um sistema binário em que, de um lado, temos o masculino e, do outro, temos o feminino. Uma pessoa de gênero-fluido é alguém que não se identifica só com um extremo, uma pessoa não binária. É alguém que não se considera totalmente feminina ou masculina.

Por falar em pronomes, vale ressaltar que pessoas gênero-fluido também podem ter preferência por pronomes masculinos, femininos ou neutros, e até mesmo alternar o uso deles, portanto é importante perguntar por qual pronome chamá-las quando não ficar claro no primeiro momento.

Ser não-binário e ser gênero fluido são a mesma coisa? Não. Nem todo não-binário é gênero fluído. “Por ser uma identidade 'guarda-chuva', a não binaridade inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros (gênero fluido) mas também quem recusa ambos (agênero)”, explica Lux.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Alguém bigenidiane é bigênero e sente atração por pessoas não-binárias, exclusivamente ou não, e pessoas gênero-fluido entre dois gêneros contam como bigênero.

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Rosa: representa aqueles que se identificam no espectro feminino (independentemente do corpo/genital); Amarelo: representa atração não-binário, agender, fluidos e pessoas de expressão de gênero andrógina; Azul: representa aqueles que se identificam no espectro masculino (independentemente do corpo/genital).

Bandeira de gênero fluido
O branco, a ausência de gênero. O roxo representa as possibilidades de combinação entre os gêneros feminino e masculino. A cor preta representa identificações de gênero que fogem do masculino e do feminino. Já o azul simboliza o masculino.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

O gênero fluido é uma dessas possibilidades, já que transita entre as noções de gênero, mas não é a única. Outras identidades que fazem parte da comunidade não-binária são: Agênero: pessoas que não se identificam com nenhum gênero; Bigênero: pessoas que se identificam com dois gêneros (masculino, feminino ou outros);