Como se chama a pessoa que tem medo de sangue?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 17 votos

Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar. Porém, esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa dependendo do grau do transtorno.

Tratamento da hematofobia
A hematofobia, em geral, tem resultados positivos à diferentes tipos de tratamento. Umas das mais comuns e eficientes é a terapia comportamental. Desse modo, a terapia comportamental mostra bons resultados a longo prazo e, especialmente, quando associada ao acompanhamento psicotrópico.

Não há uma causa específica para a hematofobia e nem estudos com comprovação científica. Contudo, especialistas acreditam que o desenvolvimento da condição está diretamente ligado a traumas no passado do indivíduo, especialmente na infância.

Medo irracional de contrair doenças: Mesmo quando não há uma razão realista para isso, as pessoas com nosofobia têm um medo extremo de contrair doenças graves ou contagiosas. Isso pode levar a comportamentos de evitação de ambientes ou situações considerados perigosos para a saúde.

Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar. Porém, esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa dependendo do grau do transtorno.

Mas o que fazer quando se tem medo de tirar sangue?

  1. Avise o profissional de saúde.
  2. Busque um lugar de confiança.
  3. Procure estar acompanhado por um amigo ou familiar.
  4. Desvie o foco.
  5. Controle sua respiração.
  6. Busque ajuda na Terapia.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.

Aerofobia
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.

Claustrofobia

1. Claustrofobia. Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.

Desmaio causado por estresse ou emoção intensa
Você pode ter experimentado um episódio de síncope ("desmaio") e é bastante provável que este evento esteja relacionado à Síndrome Vasovagal.

O termo afefobia representa aqueles que sentem uma forte angústia com sintomas de taquicardia, sudorese, sensação de punhalada no peito, náusea e tremores quando tocados. Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo que algumas podem senti-los até em contatos/toques sociais: como um simples aperto de mão.

Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade. Nesse caso, acontece quando a pessoa fica ansiosa em lugares desconhecidos ou sente que não tem muito controle sobre a situação. Além disso, é comum que isso aconteça junto com crises de pânico.

Causas da monofobia
O medo de ficar sozinho em público, por exemplo, pode estar ligado a condições como a fobia social ou agorafobia (o medo de espaços abertos ou de estar entre muitas pessoas). A monofobia pode ser desencadeada por sentimentos de solidão e problemas de autorregulação afetiva.