Porque tenho medo de dormir à noite?

Perguntado por: oesteves3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Pessoas com Transtorno de estresse pós-traumático ou Transtorno do pesadelo têm mais predisposição a desenvolver somnifobia, pois evitam dormir para não ter pesadelos ou se sentir vulnerável, tornando a hora do sono um momento de angústia.

Ansiedade noturna: 6 dicas para acabar com esse transtorno

  1. Exponha a ansiedade. Quando os pensamentos ansiosos invadirem sua mente, identifique a raiz da ansiedade e fale sobre ela em voz alta. ...
  2. Visualize coisas boas. ...
  3. Relaxe o corpo todo. ...
  4. Aceite a incerteza. ...
  5. Escreva os problemas. ...
  6. Leia um pouco.

O medo do escuro é denominado como nictofobia, do grego nyctus (noite ou escuridão) e phobos (medo profundo). Portanto, a nictofobia é medo exacerbado do escuro ou da noite. A fobia pode gerar o desenvolvimento de um quadro de depressão, de ansiedade ou de pânico.

Confira, abaixo, quais são os sintomas da ansiedade noturna:

  • Falta de ar;
  • Suor noturno;
  • Taquicardia;
  • Insônia;
  • Pensamento acelerado;
  • Boca seca;
  • Formigamento nos membros; e.
  • Náusea.

O ataque de pânico noturno é caracterizado por despertar noturno súbito com acentuados sintomas físicos como taquicardia; falta de ar; sensação de sufocamento; dormência e/ou formigamento nas mãos ou pés; calafrios; hiperventilação; sensação de perigo; distanciamento da realidade, entre outros sintomas.

Como vencer o medo?

  1. Entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. ...
  2. Não evite o medo. ...
  3. Converse sobre o seu medo com amigos. ...
  4. Faça terapia.

A ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação.

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Cansar a mente: pratique exercícios físicos para deixar a mente e o corpo cansados, facilitando o adormecer. Os exercícios também liberam hormônios que fazem a manutenção do bem-estar emocional, reduzindo a ansiedade. Mudar a mentalidade: passe a pensar na hora de dormir como uma hora exclusiva para o descanso.

Na parte de trás do crânio
Para o encontrar, coloque o dedo no pequeno osso atrás da orelha e deixe-o deslizar para um buraco a cerca de um centímetro da base do seu crânio. Este ponto ajuda a acalmar a mente, facilita o sono ao reduzir o stress, a exaustão física e mental.

Dra. Dalva lista os principais sintomas de insônia no curto e no longo prazo: "No curto prazo, é observado irritabilidade, sonolência, dificuldade para se concentrar e mal-estar geral. Alguns indivíduos suscetíveis podem ter dor de cabeça e até mesmo aumento da pressão arterial.