O que é universo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico.

Na astronomia, o Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria, energia, espaço e tempo existente. Ele reúne os astros: planetas, cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, dentre outros.

O Universo, de acordo com a astronomia, é o espaço e o tempo em que todos os astros estão inseridos, incluindo a Terra, o Sol, os demais planetas, estrelas, etc. O conceito de Universo, no entanto, é difícil de explicar ou medir, o que dificulta a sua total compreensão.

A análise cobriu 13 bilhões de anos, época muito próxima ao Big Bang – momento em que a ciência acredita que o universo teve origem – e chegou ao número de 2 trilhões.

É uma instituição pública e gratuita que oferece cursos superiores de forma semi-presencial. O dia a dia do aprendizado é focado em um ambiente virtual interativo, com conteúdo completo e supervisão dos professores. As atividades avaliativas ou em grupo são feitas presencialmente, semanalmente no polo da sua cidade.

A palavra universo é de origem latina "universum" e significa “todo inteiro” ou “tudo em um só”. Mundo é um substantivo e designa o espaço físico de todo o planeta. Do latim mundu e do grego antigo κόσμος, kósmos, tem o significado de ordem, organização, beleza, harmonia.

a Via Láctea

Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

1 cosmo, cosmos, macrocosmo, metagaláxia, sistema solar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Meio ou domínio em que algo ocorre: 2 meio, domínio, âmbito, ambiente, espaço.

Toda a matéria e toda a energia existente constituem a nosso universo. O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

A maioria das galáxias e estrelas está muito longe daqui e a intensidade da luz que chega é muito pequena. A intensidade da luz decai com o inverso do quadrado da distância entre a fonte e o receptor de luz.

Nas duas últimas décadas, tem sido amplamente aceito que o universo está se expandindo em ritmo acelerado, impulsionado por uma força invisível conhecida como energia escura. Cientistas propõem, em 2018, um modelo com energia escura e nosso Universo flutua em uma bolha expansiva em uma dimensão extra.

A conexão com o universo pode ser feita através da intuição ou canais espirituais. Este é o portal de ligação entre a razão e emoção humana. Alguns estudos afirmam que a intuição é uma conexão (canal) com o universo.

O Universo responde as vibrações e se as suas vibrações estão presentes na escassez é exatamente isso que ele lhe entregará, porque o Reino e o Campo de Possibilidades Infinitas têm tudo o que puder imaginar. Eis um ponto muito importante, o pedido por algo é, na verdade, reforçar ao reconhecer a sua escassez.

Ela é composta da palavra latina: unus/uni: uno, ou seja, do ser enquanto unidade, sentido e verdade de tudo, ou seja, arché. E -verso, do verbo latino vertere', cujo particípio passado é versum.

Através da Cosmologia, conseguimos medir a composição do universo em quatro componentes: Radiação (formada pelo fótons, que são partículas de luz), matéria “bariônica” (que constitui tudo que conhecemos), matéria escura e energia escura.