O que e gravidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em conjunto com o eletromagnetismo, a força nuclear fraca e a força nuclear forte.

De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.

A gravidade é a aceleração produzida a partir de uma força de atração gravitacional. A gravidade de um astro, como a Terra ou o Sol, pode ser calculada com base na lei da gravitação universal.

Uma das quatro forças fundamentais da natureza
A gravidade é responsável por definir o peso dos objetos e fazer com que eles caiam no chão após serem soltos. Ela é uma das quatro forças fundamentais da natureza, as outras são o eletromagnetismo, força fraca e força forte.

Essa força origina uma aceleração sobre os corpos presentes em seu campo, sendo chamada de aceleração da gravidade. A aceleração na Terra vale aproximadamente 9,807 m/s², já aceleração da gravidade da Lua vale 1,622 m/s².

De acordo com Albert Einstein, a gravidade está relacionada à curvatura gerada no espaço pela presença de um corpo muito massivo. De acordo com essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo bastante massivo, algo que gera a atração que chamamos de gravidade.

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto. Isso explica por que não saímos flutuando em direção ao Sol.

A gravidade afeta, por exemplo, a força dos nossos ossos e músculos. Afinal, o papel deles é justamente combater o peso do nosso corpo e nossa tendência natural à horizontalidade. Em gravidade zero os músculos já não precisam fazer tanta força pra se movimentar e tendem a atrofiar.

9,807 m/s²

Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 . Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s.