O que é energia geotérmica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Energia geotérmica, ou energia geotermal, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da Terra existe numa parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.

A energia geotérmica é um tipo de energia renovável obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, já que o calor do nosso planeta está localizado abaixo da superfície da Terra.

A energia geotérmica pode ter várias aplicações práticas. Ela pode ser utilizada para o aquecimento de água em áreas residenciais ou até mesmo para o funcionamento de aquecedores que são utilizados em locais como estufas e áreas de lazer, como parques e piscinas.

É uma fonte de energia renovável porque o calor é produzido continuamente nessas camadas internas da Terra.

Assim como ocorre com a maioria das fontes de energia, a geotérmica só pode ser operada em áreas propícias, de elevado aquecimento interno e onde o acesso às áreas termais seja fácil e menos dispendioso. Isso inviabiliza a sua utilização na maioria dos locais.

Existem diferentes tipos de energia geotérmica dependendo do tipo de recurso natural do qual é extraída (água quente, poços secos, gêiseres, vapor seco), a profundidade de perfuração (superficial, de poucos metros a grandes profundidades acima de 10 km) ou a temperatura da água (de alta a baixa temperatura), entre ...

No Brasil, a energia geotérmica é utilizada apenas na forma de água aquecida, como no caso dos parques termais de Caldas Novas (GO) e Poços de Caldas (MG). Como o terreno brasileiro é bastante antigo, não possui formações que tornam possíveis as rochas derretidas ou magma estarem mais próximas à superfície.

Além de refrigeração no verão e aquecimento no inverno, a energia geotérmica aplicada ao ambiente doméstico tem muitas outras vantagens. Por exemplo, reduz o consumo total de energia entre 30 e 70%, pois também pode desempenhar a função de caldeira, para aquecer a água usada na cozinha e nos banheiros.

A energia geotérmica não queima combustíveis fósseis, então gera menor impacto ambiental por emitir menos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa e, por consequência, do aquecimento global, como o dióxido de carbono.

(Enem) A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 °C. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos dentro do planeta.

Os principais impactos ambientais resultantes do trabalho com a energia geotérmica são a liberação de gases dissolvidos na atmosfera, como o H2S (sulfeto de hidrogênio), por exemplo, o aluimento da terra, o ruído (poluição sonora), além do aumento da temperatura no entorno onde está instalada a usina, ocasionada pela ...