O que é inversão térmica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Inversão térmica é um fenômeno atmosférico de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite planetária, a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km.

A inversão térmica acontece comumente durante o inverno e nos períodos mais frios do dia, como as primeiras horas da manhã e durante a madrugada. O calor que foi absorvido pelas superfícies durante o dia é irradiado no período da noite, fazendo com que elas resfriem gradualmente.

O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.

Significado de Inversão
substantivo feminino Ação ou efeito de inverter ou inverter-se. Ato ou resultado de mudar ou mudar-se; alterar a ordem, o estado das coisas. [Linguística] Alteração da ordem comum ou direta dos elementos de uma frase; anástrofe.

O fenômeno pode ser identificado visualmente pela presença de fumaça ou poeira pairando no ar ou movendo-se lateralmente. Além disso, existem instrumentos capazes de identificar a inversão, como o uso de termômetros para comparar a temperatura do ar a 15 centímetros e a 3 metros do solo.

Quando há deslocamento horizontal dos ventos, a camada de ar frio é carregada e o ar quente desce, assim acabando com a inversão térmica. Os problemas de saúde causados pela inversão térmica são, entre outros: pneumonia, bronquite, enfisemas, agravamento das doenças cardíacas, mal-estares, irritação no olhos.

Inversão térmica

  • inversão de superfície por radiação.
  • inversão de superfície por advecção.
  • inversão de fundo de vale.
  • inversão de subsidência.
  • inversão frontal.

A inversão térmica é um processo natural caracterizado pela concentração de ar frio nas proximidades da superfície terrestre. Esse ar não consegue romper a barreira formada por ar quente, situado logo acima, dificultando assim a dispersão dos poluentes atmosféricos.

Fenômeno meteorológico que bloqueia a circulação dos ventos
O impedimento da circulação natural dos ventos é chamado de inversão térmica. Esse fenômeno acontece quando a camada de vento quente que fica na superfície não consegue passar pela camada de vento frio e vice e versa.

O efeito estufa é causado por uma série de gases que retem parte do calor irradiado pela Terra, tornando-o mais quente e possibilitando a ocorrência de vida no planeta.

Sendo assim, o hipérbato interfere na estrutura gramatical, invertendo a ordem natural dos termos da frase. Por exemplo: Feliz ele estava. Na ordem direta a frase ficaria: Ele estava feliz. Note que o uso do hipérbato pode comprometer muitas vezes o entendimento, ou mesmo gerar ambiguidade.

1952: a primeira inversão registrada
A primeira inversão térmica ocorreu em dezembro de 1952, em Londres, e ficou conhecida como The Great SMOG. Na época, os poluentes da combustão de carvão com alto teor de enxofre associado a uma inversão térmica prolongada provocou a morte de 4.000 pessoas.

Uma inversão térmica de superfície ou muito próximo a ela é meramente uma expressão de resfriamento por baixo e isto é portanto característica de massas de ar que são originariamente mais quentes do que a superfície sobre a qual ela está passando ou está em repouso.