O que é o tempo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O tempo é uma grandeza física presente não apenas no cotidiano como também em todas as áreas e cadeiras científicas. Uma definição do mesmo, em âmbito científico, é por tal não apenas essencial como também, em verdade, um requisito fundamental.

Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

Conceito Histórico, Tempo Espaço; e o tempo na Idade Média.

Dizer que o tempo é uma ilusão significa dizer que ele é um fenômeno gerado pela percepção, e não um dado real. Se o tempo é uma dimensão, como ele é uma ilusão segundo Einstein? Segundo a teoria da relatividade, o tempo é uma grandeza física real tanto quanto a massa, o espaço e a carga elétrica.

O tempo (geralmente abreviado como t) é uma quantidade física escalar que expressa a duração ou simultaneidade de um evento, portanto, está relacionado à evolução, período, idade ou momento em que determinado fenômeno ou situação ocorre.

O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.

O tempo é uma intuição pura a priori no plano da sensibilidade, é uma noção objetiva de observação e não é extraído da experiência, mas sim prévio a qualquer experiência.

Basicamente, tempo corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.

Aristóteles também afirma que o tempo é contínuo e infinito. É contínuo porque está ocupado por um movimento contínuo. E o movimento, por sua vez, é contínuo porque se desenvolve através de um espaço contínuo.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130). O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo.

O tempo, a partir da teoria da relatividade está inextricavelmente ligado ao espaço através de uma nova entidade matemática, o espaço-tempo, que é o sistema de coordenadas utilizado nessa teoria. Desta forma, junto com as três coordenadas espaciais usuais, é considerada uma quarta: o tempo.