O que é uma virose intestinal?

Perguntado por: opereira9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

As viroses de verão geralmente são as gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao sistema digestivo e causam diarreia, enjoo, vômito e febre. Ou seja, estamos numa temporada em que se aumenta o número de diagnósticos dessas viroses.

A duração da virose gastrointestinal varia de pessoa para pessoa e depende da gravidade da infecção. Em geral, os sintomas duram de alguns dias a uma semana, e a maioria das pessoas se recupera completamente sem complicações.

Sintomas de Virose Gastrointestinal

  1. Dor abdominal;
  2. Distensão abdominal.
  3. Queimação na boca do estômago.
  4. Diarreia; Aumento da frequência das evacuações. Mudança da consistência das evacuações que de amolecidas a líquidas.
  5. Náusea;
  6. Vômito;
  7. Cólicas.

Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é: Tomar bastante líquido, como água e sucos; Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.

A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.

As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.

O que não fazer durante uma virose? Nos primeiros 3 dias de diarreia deve-se evitar o consumo de alimentos que prendem o intestino, como goiaba e banana, pois é preciso que o vírus seja eliminado pelas fezes.

Da seguinte maneira:

  • gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  • gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  • gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.

Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível).

O Gatorade pode ser útil para reidratar o corpo durante um episódio de diarreia, mas é importante intercalar o consumo com água e considerar outras soluções de reidratação, como Pedialyte ou SRO. Se a diarreia persistir por mais de 48 horas, é importante procurar atendimento médico.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.