Pode tomar suco de limão quando tá com virose?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

“As pessoas devem priorizar a ingestão de água, caldos e sucos em geral”, indica a médica. De acordo com a especialista, frutas ácidas, como o limão, a laranja e a acerola, também podem ser consumidas normalmente.

“Pedidas como morango, limão, laranja, tangerina e gengibre são ricas nesta vitamina. Podemos citar também aqueles ricos em zinco, que é um importante nutriente na melhora do quadro imunológico. Citamos aqui frango, carne vermelha, peixe, grãos integrais, castanhas e fígado”, diz.

Por afinar o sangue, a fruta não é indicada para hemofílicos e para quem tem gastrite. Mas por controlar a acidez do estômago, ele acaba com diarréia, azia e má digestão. A nutricionista dá a dica: “Uma colher de sopa de limão espremido em jejum antes das refeições já é suficiente para manter uma boa digestão”.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da virose está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito.

Nessas condições, legumes, tubérculos, frutas sem cascas, ovos, carnes magras, arroz, pão, isotônicos e água de coco, são exemplos de alimentos e bebidas que nutrem e recuperam a imunidade, sem afetar os sintomas.

Porém, vale lembrar que as viroses são mais leves e passam em alguns dias, reduzindo a intensidade logo nas primeiras 72 horas. Caso o quadro piore nesse período ou não ofereça melhora em cerca de 10 dias, pode ser necessário passar por nova avaliação médica para garantir o bem-estar do paciente.

Limpeza e saúde intestinal
A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo. Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B.

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.

-Frutas cozidas, suco de limão diluído, suco de maçã e água de coco são permitidos; -Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas(feijão, grão de bico, ervilha). Prefira as verduras cozidas.Na fase mais grave da diarréia também as evite; -Evitar carnes gordurosas e preparações que contenham gordura.

E, nesse caso, tanto faz se há virose ou intoxicação, pois as duas vão embora sozinhas em poucos dias. Fique em repouso e se hidrate bem. Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar).

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.