O que é uma gosma que sai na menstruação?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Você já deve ter percebido que diferentes líquidos aparecem na calcinha de vez em quando. Mas isso nem sempre é sinal de que você deve entrar em pânico, ou pior, ficar com nojinho. O muco é natural e é indício de que o seu ciclo está a todo vapor.

O muco cervical tem um aspecto transparente ou esbranquiçado (conforme a fase do ciclo menstrual), não possui odor forte nem causa dores ou coceiras. Dependendo da etapa do ciclo, ele pode ser produzido em maior quantidade.

O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr.

O que é o Muco Cervical
Pegajoso: Indicador de que acabou o período fértil, ocorre após a menstruação. Sua textura é grossa de aparência branca ou amarelada, é um tipo de secreção ácida que serve para proteger a região íntima de fungos ou bactérias.

Algumas semanas a alguns dias antes do final da gravidez, o tampão mucoso, um muco espesso e gelatinoso que se forma no primeiro trimestre para selar o colo do útero durante a gravidez, será eliminado. O tampão mucoso às vezes fica corado de rosa com sangue.

Esse muco ajuda a manter os tecidos da vagina saudáveis, protege-a contra infecções e fornece lubrificação. Você pode notar alterações na quantidade, cor e consistência dependendo do dia do ciclo menstrual, mas geralmente é transparente ou branco.

Na medicina, catarro com sangue chama-se Hemoptise e isso pode ocorrer por diversas causas, sendo situações mais leves como ruptura de vasos nasais e pequenos traumas até uma tuberculose ou câncer de pulmão.

Podemos responder então a pergunta: grávida menstrua? Não, elas podem ter apenas um sangramento por implantação ou baixa progesterona. Na dúvida faça um teste de gravidez e consulte seu médico.

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

O muco elástico é o muco cervical, porém, com uma composição diferenciada e funcionalidades específicas para o período fértil. O muco cervical é normalmente composto por células do colo uterino e protege o útero contra possíveis infecções e penetrações de bactérias existentes na flora vaginal1.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Primeiro trimestre
Esse é o período em que os sangramentos são mais normais. Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Menstruação atrasada, enjoos e vômitos. Inchaço e dor abdominal, considerados comuns, assim como aumento das mamas e vontade frequente de urinar.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.

Normalmente, o sangramento de gravidez que muitas mulheres confundem com a menstruação é o sangramento de nidação. Não é incomum ver perguntas no site sobre baixo fluxo de cor estranha que são possíveis sangramentos de nidação.

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.