O que é uma estrela vermelha no céu?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O que que significa uma estrela vermelha no céu? Uma das estrelas mais brilhantes do céu noturno e parte da constelação de Orion, a supergigante vermelha chamou a atenção dos astrônomos de todo o mundo em 2019, com a expectativa de que ela estaria prestes a explodir em uma supernova. …

A variação de cores das estrelas ocorre pela diferença de temperatura entre elas. Estrelas azuis são as mais quentes,depois vem as brancas azuladas, as brancas, as brancas amareladas, as amarelas, as alaranjadas e por fim as vermelhas, que são as mais frias.

A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias.

Betelgeuse é uma supergigante vermelha. É muito maior que o Sol e já está em fase final da sua vida. Esta estrelona compõe o ombro da famosa constelação de Órion, onde ficam as três Marias e pode ser facilmente encontrada a olho nu. É a mais vermelha dessa região no céu.

Gigantes vermelhas: são estrelas em estágio avançado de seu ciclo de vida, dispondo de um tamanho maior, mas de massa reduzida, com menos brilho do que na fase anterior. Em aproximadamente cinco bilhões de anos, o Sol se tornará uma gigante vermelha.

Betelgeuse

Olhar para o céu e deparar com os questionamentos existenciais que ele traz é uma das experiências mais humanas que alguém pode experienciar. Um desses pontos brilhantes é Betelgeuse, a gigante vermelha mais próxima ao Sol.

O símbolo da estrela vermelha é utilizado pela marca desde 1873, ano em que foi fundada por Gerard Adriaan Heineken, na Holanda. A estrela, usada nos rótulos da Heineken, era usada como o símbolo das Cervejarias na Idade Média.

Supernovas definidas
Uma explosão de supernova é a autodestruição final e sensacional de uma estrela supergigante massiva que pode ofuscar galáxias.

A Betelgeuse voltou a se comportar de modo estranho em 2023, chamando a atenção dos astrônomos para si outra vez. Em meados de maio, a estrela tornou- se 142% mais brilhante que o usual, ultrapassando a luminosidade de Achernar, Procyon e Rigel.

À medida que Betelgeuse queima combustível em seu núcleo, ela inchou em proporções massivas, tornando-se uma supergigante vermelha. A estrela massiva tem 1,6 bilhão de quilômetros de diâmetro. Em última análise, a estrela explodirá em uma supernova, um evento que pode ser brevemente visível durante o dia na Terra.

Betelgeuse

Betelgeuse, a estrela gigante vermelha no canto superior esquerdo da constelação de Orion, parecia completamente diferente há cerca de 2 mil anos: sua cor avermelhada era um estranho tom de amarelo-laranjado.

A estrela, chamada como Pi Gruis, tem aproximadamente a mesma massa que o Sol, mas um diâmetro 350 vezes maior. Segundo os cientistas, nosso Sol também irá aumentar de tamanho, tornando-se uma estrela vermelha semelhante a essa daqui 5 bilhões de anos.