O que é um Sprint Backlog?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 18 votos

Backlog refere-se a um log de acumulação de trabalho num determinado intervalo de tempo. É uma espécie de estoque de folhas de requisições/encomendas relativas a produtos ainda não produzidos. Grosso modo, é uma "pilha de pedidos" em espera.

O Backlog da Sprint é um conjunto de itens do Backlog do Produto selecionados para a Sprint (representado na forma de um Quadro de Tarefas), juntamente com o plano para entregar o incremento "Pronto" e atingir a Meta da Sprint.

O Sprint Backlog é um plano feito por e para os desenvolvedores. Deve fornecer detalhamento, visibilidade e transparência suficiente do trabalho que o time de desenvolvimento pretende realizar durante a Sprint para atingir a sua Meta. Quanto mais se é aprendido, o Backlog da Sprint é atualizado ao longo da sprint.

O Product Backlog pode ser revisado toda semana, já o Sprint Backlog precisa ser revisado todos os dias; O Sprint Backlog usa horas para estimar tarefas, em vez de pontos de história; Enquanto a equipe de desenvolvimento cria um novo Sprint Backlog para cada novo Sprint, o Product Owner mantém o mesmo Product Backlog.

Basicamente, o Sprint Backlog é uma lista de atividades que precisam ser feitas durante uma Sprint. No início de cada Sprint, olha-se para o Product Backlog e “puxa-se” o que será feito no Sprint. Essas “histórias” do Product Backlog são agora desmembradas em atividades para serem executadas no Sprint (Sprint Tasks).

O backlog permite que o gestor enxergue o que há de mais urgente ou essencial para o trabalho, assim, fica mais fácil para todos entenderem o que deve ser feito primeiro. Essa visualização global de cada projeto ou do conjunto de demandas faz com que a equipe seja mais ágil e, consequentemente, mais produtiva.

O backlog do produto é uma lista de trabalho que a equipe de desenvolvimento deve realizar organizada em prioridades. Ela vem do roteiro do produto e seus requisitos. Os itens mais importantes são mostrados na parte superior do backlog do produto para que a equipe saiba o que fazer primeiro.

Em uma versão simples do Sprint, as pessoas envolvidas se reúnem de tempos em tempos – por exemplo uma vez por semana, a cada 15 dias, ou uma vez por mês – e, em cada encontro, definem as tarefas que cada um deve realizar até o próximo encontro, deixando tudo registrado na planilha do sprint.

É o Product Owner o responsável pela priorização das estórias do usuário que compõe o backlog. Para finalizar o tema, vale dizer que no caso da Priorização das estórias do usuário, elas também podem ser feitas nas ferramentas de gestão ágil para SCRUM, como Trello, Jira, Azure, Kanbanize ou qualquer outra ferramenta.

O Scrum é composto por: Pilares (transparência, inspeção e adaptação)

Um backlog de manutenção estável é igual a 1, isso significa que as demandas do setor estão sendo cumpridas pela equipe, o que é o ideal. Se o número for menor que 1, a curva em decrescente significa que há excesso de mão de obra, por isso é preciso rever os serviços e chegar ao número ideal de colaboradores.

Backlog: Essa lista é onde as tarefas de projetos são alocadas em cartões individuais. A lista também reúne tarefas que o time pode querer trabalhar ou nas quais precisará trabalhar no futuro, mas que ainda estão sendo avaliadas e não devem ser movida para a lista "A Fazer".

Como fazer o Product Backlog

  1. ID. Uma identificação única, apenas um número com auto-incremento. ...
  2. Nome. Um nome curto e descritivo para a estória. ...
  3. Importância. Definir qual é importância dessa estória na perspectiva do Product Owner (em relação ao cliente). ...
  4. Estimativa inicial. ...
  5. Como demonstrar. ...
  6. Notas.

A Release Por Valor é realizada quando o Product Owner julgar que os Incrementos do Produto desenvolvido pelo Time Scrum, nas Sprints, já apresentam valor de negócio suficiente para a entrega.