O que é um Backlog de produto?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 18 votos

Artefato: Backlog do Produto. O Backlog do Produto é uma lista priorizada de itens sobre os quais o Time de Desenvolvimento trabalhará no decorrer do projeto. Trata-se da lista de funcionalidades e requisitos que deverão ser entregues ao cliente ao longo das Sprints.

A grosso modo, Backlog é uma “pilha de pedidos” em espera. Backlog também pode ser uma medida de tempo (dias, horas etc) que representa o período em que uma determinada força de trabalho (equipe) pode finalizar uma determinada carteira acumulada de serviços.

Como fazer um backlog de produtos

  1. Adicione ideias ao backlog. As partes interessadas costumam apresentar ideias de melhorias de produtos para você
  2. Esclareça as ideias. Ao receber ideias das partes interessadas sobre melhorias ou correções de produtos, é importante entender: ...
  3. Priorização. ...
  4. Atualize o backlog com frequência.

Atributos que um bom backlog do produto deve conter

  1. Visibilidade clara e compreensível;
  2. Organização;
  3. Possuir ordem bem definida;
  4. Possuir tarefas bem categorizadas;
  5. Ser detalhado adequadamente.

O único responsável pelo Backlog do Produto é o Product Owner (PO) e, embora ele possa delegar a ordenação do Backlog para alguém do Time de Desenvolvimento, ele continua sendo o responsável por ele. Portanto, a fim de evitar conflitos de interesses, todo Backlog deve mantido por apenas um Product Owner.

O Product Backlog é uma lista com basicamente tudo o que precisa ser feito para chegar no produto final. Ou seja, são todas as tarefas que precisam ser desenvolvidas, desde os detalhes até as questões mais urgentes. Em geral, o product backlog é escrito em uma linguagem simples, sem a descrição técnica ou de negócios.

É uma lista de tarefas e pendências na construção de um produto ou projeto. São pontos que ainda não entraram na esteira de desenvolvimento.

Backlog é um dos tipos de lista de tarefas que, normalmente, é associada ao seguimento de TI, por referir-se ao desenvolvimento de um produto ou um sistema. Quando combinado com uma gestão ágil, ele ajuda a entender melhor o escopo de um projeto, as prioridades e o andamento das sprints.

Backlog manutenção é um dos indicadores de manutenção que pode ser usado como indicador de tempo. Ele ajuda a mensurar o serviço acumulado e a controlar o fluxo de trabalho, levando em consideração as demandas recebidas e a disponibilidade da equipe para atendê-las.

O Backlog do produto é um documento vivo, que muda constantemente conforme o produto é desenvolvido ou mantido. À medida que a equipe e o PO aprendem mais sobre o produto e o mercado, eles podem adicionar novos itens, descartar alguns e alterar outros.

Um backlog de manutenção estável é igual a 1, isso significa que as demandas do setor estão sendo cumpridas pela equipe, o que é o ideal. Se o número for menor que 1, a curva em decrescente significa que há excesso de mão de obra, por isso é preciso rever os serviços e chegar ao número ideal de colaboradores.

Backlog é um termo bastante comum na gestão de negócios. Mas, quando ele está presente no universo logístico, ganha um significado específico. Esta palavra em inglês, de acordo com o Dicionário de Logística, refere-se à “carteira de pedidos dos clientes ainda não atendida”, ou seja, aos pedidos que estão pendentes.