O que é um senador romano?

Perguntado por: rmoura4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O senado romano é a mais remota assembleia política da Roma Antiga, com origem nos "conselhos de anciãos" da Antiguidade oriental. Era uma assembleia de notáveis — o conselho dos pater familias — que provinha já dos tempos da monarquia romana.

O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.

O Senado vigente na república romana antiga era composto por membros vitalícios, que exerceram grande poder legislativo e executivo, e representou os interesses de uma parcela da população (os patrícios), enquanto o Senado brasileiro atual pertence ao poder legislativo, sendoeleito por sufrágio universal diretopara ...

No início da história de Roma, apenas homens da classe patrícia podiam se tornar senadores. Mais tarde, plebeus também podiam. Os senadores eram homens que anteriormente haviam sido eleitos magistrados. Durante o governo do imperador Augusto, os senadores eram obrigados a ter mais de 1 milhão de sestércios em riqueza.

A partir de listas tríplices enviadas pelas províncias, o Imperador escolhia os que deveriam compor a Câmara do Senado. Além disso, os príncipes da Casa Imperial tinham direito a assento nesta Casa, tão logo completassem 25 anos.

O Senado romano foi criado há dois mil e oitocentos anos, ainda no período da Monarquia. Os senadores tinham entre suas funções a escolha dos reis. Essa fase terminou em 509 a.C, quando teve início o período Republicano, quando o Senado atingiu o auge de seu poder.

Na origem, o Senado tinha 100 membros, 600 na época de Sila (82-79 a. C.), 900 com Júlio César e 300 na parte final do Império.

O Senado romano era um conselho político formado apenas por patrícios, sendo o cargo de senador vitalício. Eles eram a autoridade máxima do governo republicano, que, através dos magistrados, exerciam o controle sobre o governo e a política, tanto interna quanto externa. Tinham muitos privilégios e alto status social.

O cargo no senado era vitalício e destinava-se ao controle da sociedade e à formulação de leis.

Enquanto a Assembleia Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados) teve uma história mais estável, o Senado passou por dissoluções em diferentes governos. Foi extinto em 1814 com a queda de Napoleão Bonaparte e ficou fechado com a restauração da monarquia. Reapareceu no Segundo Império em 1852.