O que é um procrastinador estressado?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

É basicamente deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje, pois essas pessoas acreditam ser uma ação possível. Muitas vezes, isso quer dizer mais sobre insegurança ou medo de realizar uma atividade.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Alguns estilos de procrastinadores mais comuns são:

  • O procrastinador perfeccionista neurótico.
  • O procrastinador sonhador.
  • O procrastinador preocupado.
  • O procrastinador rebelde.
  • O procrastinador dramático.
  • O procrastinador ocupado.

O que é procrastinação? A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.

A procrastinação se caracteriza pelo hábito de adiar ou prorrogar a realização de uma tarefa ou uma tomada de decisão. Se o procrastinador precisa pagar uma conta, por exemplo, ele deixa para o dia de vencimento. Se precisa comprar um presente de aniversário, espera até a data para realizar a escolha.

Procrastinar pode levar a perda de oportunidades na vida. Para melhorar esse comportamento de adiar a própria vida, deve-se tomar coragem para e decisão de mudar. Algumas dicas para isso, é identificar seus motivos para esse comportamento.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação (Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012).

Os pesquisadores sugerem que os procrastinadores têm mais dificuldade de filtrar emoções e distrações que interferem na realização de uma determinada atividade porque as conexões entre a amígdala e o DACC deles não são tão boas quanto a de indivíduos proativos.

Qual é o Perfil do Procrastinador? A pessoa que sofre com a procrastinação tende a ser mais desorganizada, na sua cabeça ela sente que a situação está sob controle e que vai deixar aquela pendência para depois, porque vai conseguir dar conta do recado, o que não acontece na maioria das vezes.

Como parar de procrastinar

  1. Descubra o que te motiva. Encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o melhor para atingir seus objetivos de vida. ...
  2. Livre-se das distrações. ...
  3. Crie (e cumpra!) ...
  4. Divida metas em pequenas tarefas. ...
  5. Mensure seu tempo de estudos. ...
  6. Dê recompensas a si mesmo.

Quando a procrastinação é sintoma de uma doença
A procrastinação pode mascarar problemas piores, como baixa autoestima ou até depressão. Nesse caso, a procrastinação é um sintoma de uma doença silenciosa e que pode gerar riscos de outras doenças físicas e emocionais.

Embora pareça que eles procrastinam por má gestão do tempo, preguiça, stress ou desorganização, a procrastinação acontece por uma fragilidade na auto-regulação das emoções e do humor, um problema comum no TDAH.

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.