O que é um nicho fundamental?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 19 votos

Podemos definir nicho ecológico como um conjunto de diversas variáveis ambientais relacionadas a uma determinada espécie, tais como o habitat onde se encontra, seu papel no ecossistema, seu poder de adaptação a fatores limitantes e necessidades de reprodução

Nicho Fundamental: É o nicho que um determinado indivíduo pode ocupar na ausência de interações prejudiciais a ele. É composto apenas pelas condições abióticas, fisiológicas e tolerâncias que um organismo pode usufruir em um ecossistema. Tem um caráter muito mais teórico que real.

Enquanto nicho fundamental é basicamente um conjunto de várias características do habitat que permitem a presença do organismo, o nicho realizado considera além das características físicas do ambiente, a presença de outras espécies e suas interações para a possibilidade de ocorrência de determinado organismo.

O nicho efetivo, também denominado de realizado, por sua vez, descreve um intervalo mais limitado, levando também em consideração a presença de competidores e predadores. Podemos dizer ainda que o nicho efetivo é a faixa ambiental onde realmente se encontra uma determinada espécie.

Sendo assim, podemos dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive. Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si. Essa competição pode levar uma espécie a migrar para outra área ou até mesmo pode levar uma espécie à extinção.

É um recorte de uma área que atende às necessidades mais específicas de um grupo de pessoas. Geralmente, o nicho de mercado é valioso quando há poucas empresas atuando de forma tão específica, para atender aquele público em particular.

Nicho é um subconjunto de um segmento de mercado, que pode ser definido por demandas ou preferências específicas. Um nicho tem características que o diferenciam do mercado como um todo. Exemplo: dentro do mercado de calçados, existe o nicho de calçados ortopédicos.

Existem 5 tipos de nicho de mercado: geográfico, demográfico, psicográfico, comportamento de consumo e canal de consumo. A personalização da venda é viabilizada pela estratégia de nicho de mercado; aspecto cada vez mais exigido pelo público, inclusive nas vendas B2B.

A Teoria de Nicho postula que as espécies possuem requerimentos ecológicos diferenciados, descritos como tolerâncias a fatores bióticos e abióticos que formam um espaço multi- dimensional denominado nicho.

Nicho é um grupo de pessoas interessadas em um assunto específico. Ele destaca o grupo por meio de um quesito demográfico ou psicográfico específico. Por exemplo, adultos de 30 a 35 anos que gostam de viagens. Não confunda com o segmento, que é uma temática.