O que é um mapa mental de matemática?

Perguntado por: igil . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O mapa mental na matemática é um aliado para que você compreenda o conceito e pode ser muito útil nos primeiros contatos com um assunto dessa matéria, mas a melhor maneira de testar o conhecimento ainda é resolvendo simulados e provas.

O que é mapa mental? Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas.

Como fazer um mapa mental?

  1. Defina o tema central.
  2. Escolha a ferramenta que você vai utilizar.
  3. Escolha os subtópicos principais.
  4. Explore as ideias nos tópicos.
  5. Utilize imagens e cores diferentes para organizar e memorizar.

Muito utilizado em práticas pedagógicas, o mapa mental é sobretudo uma ferramenta que ajuda a tornar visível o pensamento conceitual dos educandos. Isso porque durante as aulas, os educadores explicam diversos conceitos, dos mais simples aos mais complexos.

Para que serve o mapa mental
Nos estudos, o mapa mental é muito útil para interligar conceitos, fazer associações, memorizar conteúdos e planejar a aprendizagem. Além disso, você pode usar os mapas mentais para dar vida a qualquer ideia, tarefa ou projeto que venha à cabeça, por exemplo: Planejamento de carreira.

O que não pode faltar em um mapa mental? É preciso trabalhar bem as cores, imagens, formatos e outros elementos do mapa. No entanto, evite em um primeiro momento exagerar nos detalhes gráficos, como vemos em alguns exemplos de mapa mental disponibilizados na internet.

Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.

Como fazer mapas mentais para concursos: 5 passos para criar o seu

  1. Passo 1: Crie uma ideia central.
  2. Passo 2: Adicione filiais e ramificações ao seu mapa.
  3. Passo 3: Adicione palavras-chave.
  4. Passo 4: Use diferentes cores em seus ramos.
  5. Passo 5: Inclua imagens.

Como um diagrama, o mapa mental parte do centro de uma página em branco, onde está o tema central. E dele surgem representações de ideias, seja através de imagens, símbolos ou palavras. Todas essas ramificações são relacionadas ao assunto principal, localizado no meio do documento.

A página VESTMapaMental disponibiliza uma série de mapas mentais gratuitamente. É possível fazer o download de materiais para estudar química, física, biologia, filosofia, sociologia, geografia, história e redação (clique aqui para baixar). Uma ótima dica para seus estudos, não é mesmo?

O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.

É possível fazer mapa mental no celular para organizar ideias com o aplicativo Mindly, disponível para Android e iPhone (iOS). O app permite estruturar pensamentos, fazer anotações nos elementos, adicionar ícones, imagens e links, e salvar o diagrama em PDF quando estiver concluído.

A aparência de um mapa conceitual se assemelha a uma rede de conexões. Já os Mapas Mentais partem de uma ideia central, a partir da qual se articulam as ideias conectadas, numa estrutura em árvore (raiz e galhos) ou semelhante a um neurônio.

Como criar um mapa de aprendizagem
Escolha o seu tópico e escreva-o no centro ou no fundo ou no canto. O uso de palavras únicas ou frases curtas é melhor para usar com mapas de aprendizagem. Brainstorm e enumere todas as ideias, informações, etc. relacionadas com o tema.

Como fazer um mapa mental, em 4 passos

  • A origem dos mapas mentais. ...
  • Escreva o tema do seu mapa no centro de uma folha de papel horizontal. ...
  • Puxe os principais subtópicos do centro para fora da folha, com setas. ...
  • Detalhe cada subtópico com informações resumidas. ...
  • Use setas, traços, símbolos e desenhos.