O que é um hemograma completo?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.

O hemograma completo é o exame de sangue mais realizado. Ele inclui a avaliação dos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos). Para isso, uma amostra de sangue é coletada com uma agulha inserida na veia. Apesar da sensação de picada, o restante do processo é indolor.

Por que o exame é solicitado? Como parte de um exame médico de rotina para monitorar a saúde geral e para identificar algumas doenças como anemia, leucemia, entre outras. Em casos de fraqueza, fadiga, febre, inflamação, hemorragias, um hemograma pode ajudar a diagnosticar a causa desses sintomas.

Novos valores de referência para o hemograma no Fleury

MasculinoFeminino
Adultos: 3.650 - 8.120/mm3Adultos: 3.470 - 8.290/mm3

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Com certeza você já fez um hemograma completo. Esse exame é um dos mais comuns e tem como principal objetivo avaliar, de uma maneira geral, a saúde do paciente.

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);

Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.