O que significa grau de risco 2 no exame admissional?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Grau 2: risco baixo. O grau 2 contempla atividades em que as situações de perigo não são tão incomuns quanto no 1, mas ainda assim existem e podem colocar os colaboradores em risco. A lista de exigências a se seguir é maior.

As atividades econômicas de grau de risco 2 são realizadas em ambientes de trabalho com um certo nível de exposição aos fatores de risco ocupacional, nas quais as atividades laborais expõem os trabalhadores a riscos ocupacionais classificados como moderados, comumente, são empresas que não tem exposições ocupacionais ...

As empresas de grau de risco 1 e 2 são aquelas que apresentam menor risco de acidentes e doenças ocupacionais em relação às demais.

Para saber o grau de risco de uma empresa, é necessário acessar com o CNPJ da empresa em questão no site da Receita Federal para ver a classificação, pois cada negócio possui um risco diferente, que é determinado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Grau de risco 1 – Risco muito baixo
Aqui são classificadas as empresas cujo ramo de atividade expõe os funcionários a riscos muito baixos e improváveis de gerar acidentes. Exemplo: imobiliárias, empresas de paisagismo, bancos, empresas de decoração etc.

Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

Classe de risco 2 - moderado risco individual e limitado risco para comunidade: Incluem os agentes que podem causar doença no homem ou animais, porém não apresentam riscos sérios para os profissionais do laboratório, para a comunidade, para animais e para o meio ambiente.

O Grau de Risco pode ser dividido em 4 graus
Tais riscos podem ser classificados como: físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais. A estes riscos que os colaboradores enfrentam são denominados de riscos ocupacionais.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Atividade de risco é qualquer trabalho ou operação considerada perigosa, que coloca em risco a vida do trabalhador. Em outras palavras, ela se refere a situações que comprometem a integridade física do colaborador, aumentando sua exposição a acidentes.

O grau de intensidade com que esses riscos são percebidos é representado pela variação do tamanho dos círculos. Assim, um círculo pequeno representa um risco de baixa intensidade, um círculo médio representa um risco de média e um círculo grande representa um risco de alta intensidade.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.