O que é um commit no GitHub?

Perguntado por: mtavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Assim como ao salvar um arquivo que foi editado, um commit registra alterações em um ou mais arquivos no seu branch.

O comando git commit captura um instantâneo das mudanças preparadas do projeto no momento. Os instantâneos com commit podem ser considerados versões "seguras" de um projeto, o Git nunca os altera, a menos que você peça a ele.

O Git commit permite que você crie um commit, ou seja, você consegue guardar o estado do seu repositório naquele momento. Existem diferentes estratégias para fazer commits, mas a ideia principal é que a cada ponto em que o seu código esteja funcionando com uma nova pequena funcionalidade, exista um commit.

O comando git commit pode ser utilizado de múltiplas formas para comitar as alterações para o repositório, porém todo commit necessita de uma mensagem para logar, já que esta o identificará. Para isso basta utilizar o comando git commit -m "mensagem de exemplo". A mensagem pode ser qualquer string válida.

FAÇA

  1. Escreva a linha de resumo e a descrição de modo imperativo, como se estivesse comandando alguém. ...
  2. O resumo deve ser apenas uma frase e deve começar com uma letra maiúscula.
  3. Sempre deixe em branco a segunda linha.
  4. Quebre as linhas da descrição do commit para que não fiquem muito extensas.

Primeiro Commit
A flag -m indica que vamos adicionar uma mensagem para aquele commit. Isso é muito importante, pois dessa forma conseguiremos identificar o que foi feito naquele commit. Por exemplo, você acabou de adicionar um Header na aplicação, então na mensagem você sinaliza que criou o header para a aplicação.

Objetos Commit
Essas são informações básicas que o objeto commit armazena para você. O formato para um objeto commit é simples: ele especifica a tree de nível mais alto para o snapshot do projeto neste ponto; a informação do autor/commiter (que usa as configurações user.name e user.

Os commits
Lembre-se que caso você não queira adicionar todos os arquivos alterados para o processo de commit, deve-se incluir individualmente os arquivos que desejar com o comando tradicional git add [nome do arquivo] e depois executar o comando git commit -m “[Mensagem Descritiva]”. Ou seja, o processo tradicional.

Git é o sistema de controle de versão open source mais usado no mundo atualmente! Ele é usado para controlar o histórico de alterações de arquivos e principalmente de projetos de desenvolvimento de software. Ele permite mais flexibilidade no fluxo de trabalho, segurança e desempenho.

Fazendo Fork de projetos
No GitHub, um “fork” é simplesmente o mesmo projeto no seu namespace, permitindo que você faça alterações publicamente em um projeto como uma forma mais aberta de contribuir. Dessa forma, projetos não precisam se preocupar em adicionar colaboradores para dar acesso ao push.

Um commit é o ato de enviar e guardar, ou seja, enviar dados ou códigos para armazenamento em um banco de dados ou em um sistema de controle de versão.

Os commits do Git podem ser capturados e construídos no local e, em seguida, enviados por push para um servidor remoto conforme necessário usando o comando git push -u origin main .

Abaixo dos campos de mensagem do commit, opte por adicionar o commit ao branch atual ou a um novo branch. Se seu branch atual for o branch-padrão, você deverá optar por criar um novo branch para seu commit e, em seguida, criar um pull request. Para obter mais informações, confira "Como criar uma solicitação de pull".

Exibir commits em um repositório

  1. No GitHub.com, navegue até a página principal do repositório.
  2. Abaixo do nome do repositório, clique em Insights.
  3. Na barra lateral esquerda, clique em Commits.

A ferramenta mais básica e poderosa para fazer isso é o comando git log . Por padrão, sem argumentos, git log lista os commits feitos neste repositório em ordem cronológica inversa; isto é, o commit mais recente aparece primeiro.

No GitHub, é possível ver o histórico de commits de um repositório:

  1. Navegando diretamente até a página de commits de um repositório.
  2. Clicando em um arquivo e em Histórico para acessar o histórico de commit de um arquivo específico.