Para que serve o branch?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

O branch é a solução perfeita, pois cria uma ramificação do código principal para que seja possível fazer alterações sem nenhum tipo de problema. É importante ressaltar que uma ramificação não depende da outra para ser desenvolvida.

O comando git branch permite criar, listar, renomear e excluir ramificações. Ele não permite alternar entre as ramificações ou reunir um histórico bifurcado de novo.

Em termos simples, uma branch é literalmente uma ramificação da base do código. Enquanto mantemos o código de produção na branch principal (por exemplo), podemos criar uma ramificação para trabalhar livremente neste código e somente depois juntar (mergear) estes códigos.

A ramificação, ou branch, é uma bifurcação do código-fonte que cria uma linha independente de desenvolvimento. O recurso funciona como um controle de origem que permite separar a evolução da programação em diferentes subdivisões.

Branch, em tradução literal, significa “ramo”. No mundo da programação, ela tem o mesmo significado: uma branch é uma ramificação do seu projeto.

Um branch no Git é simplesmente um ponteiro móvel para um desses commits. O nome do branch padrão no Git é master . Conforme você começa a fazer commits, você recebe um branch master que aponta para o último commit que você fez. Cada vez que você faz um novo commit, ele avança automaticamente.

A branch Master armazena o histórico do lançamento oficial, e a branch Develop serve como uma ramificação de integração para recursos. É ideal que todos os commits na branch Master sejam marcados com um número de versão.

Para criar uma branch no Git, você usa o comando git checkout e passa a flag -b com um nome. Isso criará uma branch a partir da branch atual. O histórico da nova branch iniciará no lugar atual da branch de onde você saiu. Aqui, você pode ver uma nova branch criada, chamada meu-recurso , originária de master .

Nomeando suas branches

  1. O nome deve ser simples conciso, que represente sua tarefa;
  2. Um único idioma deve ser utilizado;
  3. Não utilize códigos que não tem sentido quando sem contexto;
  4. Começar com letras minúsculas;
  5. Palavras separadas por hífens - .

Branches remotos são referências ao estado de seus branches no seu repositório remoto. São branches locais que você não pode mover, eles se movem automaticamente sempre que você faz alguma comunicação via rede.

Resumindo, o Git merge permite que você pegue as linhas criadas a partir do Git branch e faça uma integração para a ramificação principal. É importante notar que o comando git branch cria uma nova ramificação a partir da branch que o desenvolvedor está situado.

Para saber a lista de branches que existem no seu repositório, basta rodar git branch no seu repositório, que se assemelha ao comando git branch --list . Caso você queira listar também os branches remotos, basta usar o comando git branch -a.