O que é Comitar código?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

No contexto de ciência da computação, gerenciamento de dados e controle de versão, commit refere-se ao processo de tornar permanente um conjunto de alterações, ou seja, de efetivar as alterações. Um uso comum é a conclusão de uma transação.

O que é Commit num Sistema de Controle de Versão
Em sistemas de controle de versão, como o Git, um commit adiciona as alterações mais recentes do código-fonte para o repositório, tornando essas alterações parte da revisão principal do repositório.

Escreva sua mensagem de commit desta forma:
[Só use TAG em casos específicos] Resuma claramente o commit em uma linha e em até 72 caracteres Descreva o problema que o commit resolve ou o caso de uso que levou a nova funcionalidade. Justifique porque você escolheu essa solução. Não descreva o código.

Vá em Staged Changes (Alterações Preparadas), clique no arquivo e confira se tem só as alterações que você quer commitar em seguida. Escreva a mensagem e dê ctrl + Enter para commitar.

De acordo com a documentação do Conventional Commits, commits semânticos são uma convenção simples para ser utilizada nas mensagens de commit. Essa convenção define um conjunto de regras para criar um histórico de commit explícito, o que facilita a criação de ferramentas automatizadas.

O comando git commit pode ser utilizado de múltiplas formas para comitar as alterações para o repositório, porém todo commit necessita de uma mensagem para logar, já que esta o identificará. Para isso basta utilizar o comando git commit -m "mensagem de exemplo". A mensagem pode ser qualquer string válida.

Os commits
Lembre-se que caso você não queira adicionar todos os arquivos alterados para o processo de commit, deve-se incluir individualmente os arquivos que desejar com o comando tradicional git add [nome do arquivo] e depois executar o comando git commit -m “[Mensagem Descritiva]”. Ou seja, o processo tradicional.

Resumo. O comando git commit é uma das funções principais do Git. Antes de usar o comando git add é necessário selecionar as alterações que vão ser preparadas para o próximo commit. Então, git commit é usado para criar um instantâneo das alterações preparadas em um cronograma de um histórico de projetos do Git.

Um commit é o ato de enviar e guardar, ou seja, enviar dados ou códigos para armazenamento em um banco de dados ou em um sistema de controle de versão.

A ferramenta mais básica e poderosa para fazer isso é o comando git log . Por padrão, sem argumentos, git log lista os commits feitos neste repositório em ordem cronológica inversa; isto é, o commit mais recente aparece primeiro.

Siga esses passos:

  1. Vai na raiz do repositório e clica na lista dos Commits.
  2. Agora veja a data e o Commite de onde quer seguir e clique nesse botão.
  3. Agora basta clicar no btn "Clone or Download" que vc vai fazer o Download daquela versão.

Digitando o comando git commit sem uma mensagem ou opção fará com que o seu editor te texto padrão seja aberto para que se escreva uma mensagem de commit. Com o editor aberto, a primeira linha deverá ser utilizada para inserir o assunto e as demais para inserir a descrição.

Você pode usar o comando revert do Git para desfazer as alterações feitas por um commit e criar um novo commit com as alterações invertidas.

Assim como ao salvar um arquivo que foi editado, um commit registra alterações em um ou mais arquivos no seu branch.

O Git é um sistema de controle de versão distribuído, o que significa que um clone local do projeto é um repositório de controle de versão completo. Esses repositórios locais totalmente funcionais facilitam o trabalho offline ou remotamente.

Os commits do Git podem ser capturados e construídos no local e, em seguida, enviados por push para um servidor remoto conforme necessário usando o comando git push -u origin main .