Como saber se a licença do Windows e permanente?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Digite “CMD” ou “Prompt de Comando” na caixa de pesquisas do Windows 10. Abra o Prompt de Comando e informe o código “slmgr /xpr”, sem aspas. Aperte “Enter” e aguarde pela aparição do alerta sobre o status do produto.

Geralmente, Se você comprou uma cópia física do Windows, a chave do produto (Product Key) deve estar em uma etiqueta ou um cartão dentro da caixa do Windows. Se o Windows veio pré-instalado no computador, a chave do produto deve aparecer em um adesivo no dispositivo.

Digite cmd na Pesquisa do Windows e clique com o botão direito do mouse nela; selecione Executar como administrador.

  1. Agora digite o seguinte no cmd e pressione Enter: wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey.
  2. O comando acima mostrará a chave do produto associada ao seu Windows. Como o exemplo abaixo:

Quanto ao suporte, a Microsoft dispõe seu serviço de atendimento por, no mínimo, 10 anos para qualquer produto da marca.

Essa mensagem aparece duas semanas antes da data para expirar. Se o usuário não fizer nada até expirar, o Windows não será mais atualizado, além de não inicializar praticamente nenhum serviço.

  • No menu iniciar, clique com o botão direito do mouse para abrir o menu de opções;
  • Clique em "Sistema";
  • Localize a chave do produto em "ID do Produto".

Vai trocar de PC? Aprenda a transferir sua licença do Windows 10

  1. Posso transferir minha licença?
  2. Anotando a chave de produto antes de começar.
  3. 1 - Desative a licença no PC antigo.
  4. 2 - Exclua a chave antiga do registro.
  5. 3 - Ative o Windows 10 na nova máquina.
  6. 4 - Verifique a ativação.

O que acontece se você não ativar o Windows em 30 dias? Se você não ativar o Windows em 30 dias, seu computador pode não inicializar e você pode não conseguir usá-lo. Você também pode ter que entrar em contato com o fabricante ou com uma empresa de software para ajudar a corrigir o problema.

As abreviações querem dizer: OEM: Irá ser ativado automaticamente se instalar a mesma versão em um equipamento original. STD: vem de standard ou padrão. É um arquivo iso para quem possui sua própria chave de licenciamento.

Licença OEM (Original Equipment Manufacturer): É o software que já vem pré-instalado de fábrica nos computadores e servidores e/ou adaptados por montadoras para uma máquina. Licenças do tipo OEM não podem ser comercializadas e nem realocadas para outros computadores.

Sabemos que um sistema operacional original é caro, atualmente custa entre R$ 800 e R$ 1500. Isso acontece pois existem milhares de pessoas trabalhando para desenvolver atualizações e dar suporte ao sistema, garantindo mais desempenho e total segurança para o usuário final.