Como saber se o Windows é pirata?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Procure as principais características de software original do Windows, como o COA (Certificado de Autenticidade), uma etiqueta de comprovação de licença e um holograma de uma borda à outra. Para obter mais informações, visite o site da Microsoft How to Tell.

Indo direto ao ponto, o software pirata é uma versão gratuita e uma cópia ilegal do Microsoft Windows original. Em um aspecto geral, ambos funcionam da mesma maneira, mas a versão pirata não conta com o suporte da Microsoft e nem recebe as atualizações de segurança, cruciais para proteger a máquina contra riscos.

Outro problema está associado a sua segurança, pois os ativadores piratas geralmente contém vírus ou malwares, e causam problemas que vão desde a redução da performance do sistema operacional até riscos de roubo de informações privadas.

Selecione o botão Iniciar e selecione Configurações > Atualização e Segurança > Ativação > Alterar Chave do Produto (Product Key) e então inserir a chave do produto (Product Key).

Geralmente, Se você comprou uma cópia física do Windows, a chave do produto (Product Key) deve estar em uma etiqueta ou um cartão dentro da caixa do Windows. Se o Windows veio pré-instalado no computador, a chave do produto deve aparecer em um adesivo no dispositivo.

Sabemos que um sistema operacional original é caro, atualmente custa entre R$ 800 e R$ 1500. Isso acontece pois existem milhares de pessoas trabalhando para desenvolver atualizações e dar suporte ao sistema, garantindo mais desempenho e total segurança para o usuário final.

Os riscos do software pirata para o seu computador
Podem expor seu PC a sérios riscos de segurança incluindo virus, spywares, malwares e também softwares mal-intencionados que podem causar perda de informações importantes, desde fotos familiares até informações sobre a sua identidade pessoal.

Para Windows 11 e Windows 10, a chave do produto é "injetada" na placa-mãe do computador na fábrica. A instalação e a ativação do Windows podem ver as informações no BIOS do computador para verificar a autenticidade. Os proprietários desses computadores não precisam de uma chave física.

2. O upgrade é realmente gratuito? Sim, para todos os usuários do Windows 10. Desde que seu computador seja compatível, você poderá atualizar o sistema operacional sem nenhum custo adicional de licenciamento.

Microsoft esclarece que usuários de cópias piratas do Windows não terão direito a uma atualização legítima do Windows 10, e terão que pagar para ter suporte.

Uma chave do produto (Product Key) é um código de 25 caracteres que é usado para ativar o Windows e ajuda a verificar se o Windows foi usado em mais computadores do que os Termos de Licença de Software da Microsoft permitem.

As chaves OEM são vendidas para fabricantes de computadores, por exemplo Dell ou HP, para que possam comercializar suas máquinas instalando uma chave do sistema operacional da Microsoft. O desvio da função é óbvio: não compramos nenhuma máquina nova.

A ativação permite verificar se você tem uma cópia original do Windows e se ela não foi usada em mais dispositivos do que o permitido nos Termos de Licença para Software Microsoft.

Vai trocar de PC? Aprenda a transferir sua licença do Windows 10

  1. Posso transferir minha licença?
  2. Anotando a chave de produto antes de começar.
  3. 1 - Desative a licença no PC antigo.
  4. 2 - Exclua a chave antiga do registro.
  5. 3 - Ative o Windows 10 na nova máquina.
  6. 4 - Verifique a ativação.

Acessar o Gerenciador de Tarefas no Windows
Procure por uma unidade que contenha "SSD" no nome ou verifique se o fabricante e modelo são de um SSD conhecido. Se encontrar, o seu notebook possui um SSD.