Como saber se estou sendo monitorado no WhatsApp?

Perguntado por: lsantos5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para tirar a dúvida se o seu WhatsApp está sendo espionado ou não, checar o histórico de mensagens e download de mídias é uma das primeiras opções. Só é preciso verificar conversas recentes para saber se existem mensagens, fotos, áudios ou qualquer mídia enviada em seu nome que você não fez.

Android

  1. Abra o WhatsApp e dê um toque nas três bolinhas, localizadas no canto superior direito.
  2. Selecione “Aparelhos conectados”.
  3. Pronto! Aparecerão os aparelhos conectados ao WhatsApp.
  4. Caso não reconheça algum dispositivo ou queira deslogar, acesse a opção desejada e aperte “Desconectar”.

O que fazer se seu celular for grampeado? Se você descobrir que seu celular está grampeado, você precisará obter o número de identificação dele para que possa fazer um boletim de ocorrência. Veja o que você precisa fazer: Disque *#06# e um número de 15 dígitos aparecerá em sua tela.

Como eu sei se meu celular está grampeado? O aparelho fica quente ou a bateria acaba muito rápido. O celular descarregará e aquecerá quando infectado por spyware que monitora constantemente as chamadas e a atividade telefônica, já que estará forçando o uso do processador.

Sim, é possível. Para isso, é necessário acessar uma função do aplicativo chamada “Múltiplos Aparelhos”, dando permissão para sua conta ser usada em outro dispositivo.

Já os códigos *#21# ou ##002# são para checagem de informações da operadora ou contratação de serviços na linha.

Para desativar, é preciso usar o ##002# no aparelho.

*#62# Esse também é um código para descobrir o destino de ligações, mensagens e outros dados quando alguém não consegue entrar em contato com você. O certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora, como o correspondente à caixa postal.

Uma das maneiras mais fáceis de saber se o seu telefone está sendo rastreado é verificar se há algum aplicativo desconhecido ou suspeito instalado em seu dispositivo. Muitos aplicativos maliciosos são projetados para se esconderem no telefone e não aparecem na lista de aplicativos instalados.

Assim, a prova obtida por meio do grampo do Whatsapp, sem autorização judicial, é ilícita e, por esta razão, não pode ser juntada aos autos numa Ação Penal. É interessante falar que não existe nenhuma lei proibindo a criptografia, mas a quebra da criptografia é crime.

A segurança das ligações começa no cartão SIM (Subscriber identity module – módulo identificador de assinante) usado no celular. Por meio dele, o que se fala é criptografado, com o objetivo de embaralhar os dados da chamada para impedir que alguém que esteja próximo use um aparelho de escuta e ouça a conversa.

Verificar se a câmera ou o microfone do Android estão ativados ou desativados

  1. Quando os apps usarem a câmera ou o microfone, um indicador verde vai aparecer no canto superior direito da tela.
  2. Deslize para baixo e toque no indicador. Toque uma vez para conferir qual app ou serviço está usando a câmera ou o microfone.

Como funciona o compartilhamento de informações
Tudo o que você disser enquanto pressiona o microfone no controle remoto do dispositivo é compartilhado com o Google. O Google faz uma transcrição de fala para texto do que você diz e transmite o texto ao fabricante do dispositivo.

Lembre-se de que o WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas em seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro aparelho, ela não poderá ler suas conversas.

Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar. Ou seja, alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda usa. A mensagem pede para você verificar seu aparelho.

Abra aplicativo e veja se as suas conversas aparecem normalmente. Caso o telefone exiba uma mensagem de que não foi possível verificar o seu telefone, é sinal de alerta de que sua conta foi roubada.