O que é um antagonista competitivo?

Perguntado por: vmodesto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Este termo é usado para descrever a situação na qual agonista e antagonista se ligam ao mesmo sítio de reconhecimento, ou em sítios de reconhecimento que apresentam sobreposição, na macromolécula receptora. Neste caso a ligação do antagonista e do agonista é mutualmente exclusiva.

Antagonista competitivo/alostérico: O antagonista competitivo atua no mesmo receptor que o agonista impedindo ele de se encaixar, enquanto o antagonista alostérico atua em outro receptor mas que tem efeitos atenuantes dos efeitos desencadeados pelo agonista.

Antagonismo competitivo – a molécula atua se ligando no mesmo sítio de ligação do receptor que o agonista se ligaria. Assim, ele ocupa o espaço e não deixa que ocorra a ligação agonista/receptor.

O antagonismo competitivo irreversível (ou de não equilíbrio) ocorre quando o antagonista se liga ao receptor na mesma posição do agonista, mas se dissocia dos receptores muito lentamente, ou não se dissocia, o que resulta no fato de não ocorrer alteração na ocupação do antagonista quando o agonista é adicionado.

Os antagonistas são classificados em:

  • parcial/total.
  • reversível/irreversível.
  • competitivo/alostérico.

Em outras palavras, antagonista pode representar, além de um ser humano, o próprio ambiente, um traço de personalidade ou sentimento que o protagonista tenta combater, como por exemplo, o ciúme de Otelo, falha do herói presente na obra de William Shakespeare.

Os principais fármacos dessa classe são os seguintes: acebutolol, atenolol, betaxolol, bisoprolol, esmolol, metoprolol e nebivolol. O bloqueio seletivo dos receptores β1 também proporcionam um ótimo efeito cardiosseletivo.

Significado de Antagonista
substantivo masculino e feminino Quem está lutando contra outra pessoa; adversário. Pessoa se opõe a algo ou a alguém; opositor.

1 Que ou aquele que é e age contrário ou em sentido oposto a alguém ou alguma coisa; adversário, opositor. 2 Farm Diz-se de ou agente, substância ou droga que, no mesmo sistema, inibe ou anula a ação de outra.

O antagonismo ocorre quando a presença de um íon diminui a absorção de outro, independentemente da concentração do íon na solução do solo. No sinergismo ocorre interação positiva e a resposta na absorção é maior do que a esperada com o íon isoladamente.

O antagonista é um personagem que desempenha papel fundamental na narrativa ao se opor aos objetivos, valores ou ideais do protagonista. Ele cria conflitos e obstáculos que o protagonista deve enfrentar e superar ao longo da história, impulsionando a trama e proporcionando tensão e desafios.

Antagonista é um personagem que se contrapõe ao protagonista, e nem sempre está presente nas narrativas. Ele traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja alcançar. Pode ser o vilão da história representado por um objeto, animal, monstro e espirito.

Introdução: O método pareado agonista-antagonista (PAA) consiste em estimular previamente a musculatura antagonista do grupo muscular que se deseja otimizar, aumentando a ativação neural e força dos músculos agonistas.

No antagonismo competitivo, a ligação do antagonista ao receptor impede a ligação do agonista ao receptor. No antagonismo não competitivo, agonista e antagonista podem ligar-se simultaneamente, mas a ligação antagonista reduz ou impede a ação do agonista.