O que é triglicérides?
Triacilglicerol, conhecido também como triglicerídeo, é o nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol com ácidos, especialmente ácidos graxos, no qual as três hidroxilas sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais.
O que é triglicerídeos alto o que significa
Quando o triglicerídeos aparece alto nos exames de rotina, isso significa que temos excesso de gordura circulando no sangue, o que pode aumentar os riscos de entupimento das veias e, consequentemente, de problemas cardiovasculares acontecerem.
O que o triglicérides faz no organismo
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde. Por isso, é importante monitorar e saber o que fazer para diminuir seus triglicérides.
O que provoca o aumento do triglicérides
A principal causa de Triglicerídeos alto está na alimentação ou mesmo por conta da produção do nosso próprio organismo.
Qual o nível de triglicérides normal
O nível de triglicerídeos ideal é abaixo de 150 ml/dL. Acima dessa quantidade, o valor é considerado alto.
Quais os sintomas de quem tem triglicérides alto
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
Que doença causa triglicerídeos alto
O aumento da concentração de triglicerídeos no sangue, denominado hipertrigliceridemia, está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2 e é um componente importante da síndrome metabólica, o que justifica a preocupação desse aumento.
O que é bom para diminuir o triglicérides
Salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Esse composto é uma gordura insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue. Portanto, substitua a carne vermelha das refeições por esses peixes e inclua outros alimentos ricos em ômega 3 em sua dieta.
O que fazer para reduzir triglicerídeos
Diminua o consumo de gorduras
O triglicerídeos é, justamente, o acúmulo de gordura no sangue. Então, quanto menos você consumir, menor a concentração dessa substância em seu organismo. Por isso, substitua gorduras saturadas por aquelas mais saudáveis. Ou, então, utilize outras formas de consumir os mesmos produtos.
O que uma pessoa que tem triglicérides não pode comer
Nesse sentido, o consumo de alimentos como açúcar, pães, massas e todos que contenham quantidades elevadas de carboidratos deve ser controlado. O mesmo vale para alimentos processados e embutidos, como presunto, linguiça, salsichas, hambúrgueres e mortadela, entre outros.
Qual o melhor suco para baixar o triglicérides
Sucos para baixar os triglicerídeos: pepino
- 500ml de água;
- 1 pepino;
- 1/2 limão sem casca.
O que é mais perigoso colesterol e triglicerídeos
Colesterol faz mais diferença entre os homens. Um estudo de pesquisadores na Dinamarca mostrou que o nível de triglicérides sem jejum está relacionado a um risco maior de AVC em homens e mulheres. Já o colesterol alto esta associado a tal risco apenas entre os homens.
Quando o triglicérides e perigoso
Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.
Quando devo me preocupar com triglicérides
Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.
Qual a alimentação ideal para quem tem triglicérides alto
Arroz, pães e massas integrais, Adoçantes: (ex.: sucralose), Frutas (3 porções ao dia em horários diferentes), Carnes magras: brancas (filé de peixe ou frango sem pele) ou vermelhas (patinho, coxão mole, lombo de porco sem gorduras) e clara de ovo, Leite e iogurte desnatado, queijos brancos (frescal, ricota), requeijão ...