O que é ser mãe solo texto?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O termo “mãe solo” engloba aquela mãe que cuida, alimenta e é a única responsável física, social, sentimental e financeiramente por aquela criança.

Definição: Mãe que assume de forma exclusiva todas as responsabilidades pela criação do filho, tanto financeiras quanto afetivas, em uma família monoparental. [A denominação mãe solo indica uma forma de parentalidade, desvinculada do estado civil.]

Ser mãe solteira não significa estar sozinha. Tenho uma rede de apoio e proteção que é essencial para o meu bem-estar e o do meu filho. Ela sabe que o seu amor é suficientemente grande para cuidar e zelar pela vida dos dois. Por um filho a gente chora, ri, ama e move o mundo.

O que falar para uma mãe solteira?

  • Não desista!
  • Nenhum super-herói tem os superpoderes de uma mãe solteira!
  • Sou mãe, mas faço papel de pai também.
  • Solteiras por opção ou não, somos guerreiras, mães, mulheres e lindas!

O termo “mãe solo” hoje é amplamente utilizado para designar mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus pequenos, deixando o conceito de “mãe solteira” em desuso, já que estar ou não em um relacionamento com um(a) parceiro(a) não quer dizer necessariamente compartilhar a difícil missão de ter um ...

Bolsa Família para mãe solteira 2023: valor e como solicitar
Atualmente, mães solteiras de baixa renda podem ter acesso ao Bolsa Família, como explicamos anteriormente. Este benefício, além do valor mínimo de R$ 600,00, conta com adicionais por cada criança ou adolescente presente na composição familiar.

Os desafios de ser mãe solteira, vão além de cuidar de uma criança sozinha. Se não tiver com quem contar ou auxiliar, alguns projetos podem ser adiados ou até mesmo cancelados. Alguns programas não poderão ser feitos mais e muitas escolhas mudarão de rumo após o nascimento de um filho.

A solidão materna é uma realidade para muitas mães. São longos meses de expectativa até o nascimento, quando enfim a relação mãe e filho(a) acontece. Esse é um momento de vida de muitas transformações na rotina. E que também pode fazer a mulher se sentir isolada, apesar de toda a felicidade de ser mãe.

Além do Auxílio Brasil, as mães solteiras também têm direito a creche gratuita para seus filhos. Esse benefício é fundamental para que as mães possam trabalhar ou estudar, sem se preocupar com o cuidado dos filhos.

Criar um filho sozinha não é o fim do mundo.
De qualquer forma, devemos ser claros: criar um filho sendo solteiro (a), é uma experiência complexa, mas pode converter-se no melhor de nossas vidas. Embora seja verdade que até há pouco tempo criar um filho sozinha era mal visto, hoje em dia as coisas mudaram bastante.

Apenas se houvesse omissão ou impedimento do genitor, é que a mãe poderia assumir seu lugar. Contudo, NÃO é aconselhável deixar a criança registrada apenas com o nome da mãe, pois, o(a) filho(a) tem direito de ter o nome dos pais e dos avós paternos no registro de nascimento.

O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para mais de 11 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso destas mulheres no mercado de trabalho.