O que a placenta baixa pode causar?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 18 votos

O sangramento pode tornar-se abundante, pondo em risco a vida da mulher e do feto. Algumas mulheres também têm contrações. A placenta prévia pode causar problemas para o feto, como: O feto pode estar em uma posição anômala.

A placenta prévia é uma condição rara em que a placenta se fixa em uma posição muito baixa no útero e acaba cobrindo o cérvix parcialmente ou completamente. Isso pode causar sangramento grave durante o parto ou mesmo na gravidez.

Nesse quadro, o ideal é manter o repouso absoluto e o controle da pressão arterial. Essa vigilância é muito importante para evitar que haja complicações com a oxigenação do feto.

A incidência de placenta prévia é aproximadamente 5/1000 partos (1. Normalmente se manifesta como um sangramento vaginal indolor após 20 semanas da gestação; a fonte... leia mais ). Se a placenta prévia ocorrer durante o início da gestação, isto, geralmente, é resolvido em 28 semanas, conforme o útero cresce.

Quando a placenta está prévia centro total (obstruindo todo o orifício do colo uterino) é uma condição mais grave. Nesses casos, a mulher não pode entrar em trabalho de parto, não deve receber nenhum exame de toque vaginal e tem uma chance maior de apresentar sangramento ao longo da gestação e durante o parto.

Se o obstetra não alertou quanto a riscos específicos, placenta baixa, por exemplo, não há contraindicação.

Às gestantes com placenta prévia, pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional e outras condições similares também é recomendável evitar esforços com o corpo.

Dentre as placentas que apresentam inserção baixa entre a 15ª e 19ª semanas de gestação, apenas 12% permanecem como placenta prévia até o momento do parto. Dentre as placentas que apresentam inserção baixa entre a 20ª e 23ª semanas de gestação, apenas 34% permanecem como PP até o momento do parto.

Pode causar apenas sangramento discreto sem quaisquer outros sintomas ou queixas, no caso de uma placenta prévia baixa ou marginal, mas pode também configurar risco de choque hemorrágico à mãe e complicações para o bebê, sobretudo nos casos de placenta prévia completa.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.