Quem cria a placenta?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

As células trofoblásticas formam a placenta, enquanto a massa celular interna forma o embrião e suas membranas.

As células presentes na camada externa do blastocisto, camada esta chamada de trofoblasto, darão origem à placenta. As células do trofoblasto iniciam um processo de diferenciação, originando duas camadas distintas, o citotrofoblasto e o sinciciotrofoblasto.

O cordão umbilical não se conecta diretamente com a mãe. O cordão umbilical 'vai' para a placenta, um órgão temporário que o corpo da mãe desenvolve especificamente para a gravidez. Esta placenta é uma verdadeira usina de trabalho.

Nas 9ª e 10ª semanas, a membrana continua crescendo e evoluindo para ajudar na nutrição do bebê. Enquanto as médias ficam em 37 e 43 mm, as variantes vão de 28 a 46 e 35 a 51, respectivamente. Por fim, as semanas de número 11 e 12 marcam a fase final do saco gestacional antes de ser substituído pela placenta.

Como o cordão umbilical é formado
O processo de estruturação acontece quando o feto, ainda na forma de zigoto, fixa-se na parede do útero, iniciando o processo de desenvolvimento das vilosidades coriônicas. É a partir desses vasos sanguíneos que surge a placenta e o cordão umbilical.

A placenta é um órgão gerado a partir das células do espermatozoide e do óvulo fecundado. Sua formação começa quando o embrião é implantado no útero, aproximadamente uma semana depois da fecundação do óvulo.

Como a placenta se forma? Quando atinge a fase de blastocisto, o embrião contém dois tipos distintos de células diferenciadas: o trofoblasto, células externas, e o embrioblasto, massa celular interna. As células trofoblásticas formam a placenta, enquanto a massa celular interna forma o embrião e suas membranas.

Essa ramificação aumenta muito a área de contato entre a parede do útero e a placenta, aumentando o intercâmbio de nutrientes e resíduos. A placenta está totalmente formada por volta da 18ª ou 20ª semana, mas continua a crescer durante toda a gravidez.

A placenta transporta nutrientes, fornece oxigênio e carrega o dióxido de carbono do bebê de volta para a corrente sanguínea da mãe. Os resíduos produzidos pelo feto, como ureia e ácido úrico, são absorvidos pelo sangue da mãe via placenta pelo processo de difusão.

Os fetos podem fazer uma espécie de “cara de riso” no útero quando expostos ao sabor das cenouras consumidas por sua mãe e dão uma resposta com “cara de choro” quando expostos à couve, de acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science, divulgado nesta quarta-feira (21).

Normalmente, a placenta está localizada na parte superior do útero, firmemente fixada à parede do útero até após o nascimento do bebê. A placenta transporta oxigênio e nutrientes da mãe para o feto.