O que o Implanon causa no corpo?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Este hormônio previne a gravidez de várias maneiras: ele impede a ovulação (a liberação de óvulos pelos ovários), engrossa o muco cervical (dificultando a passagem dos espermatozoides) e altera o revestimento do útero para prevenir a implantação de um óvulo fertilizado. A grande inovação do Implanon é sua longevidade.

No entanto, assim como todos medicamentos, o Implanon pode apresentar algumas desvantagens em seu uso, como seus efeitos colaterais. Entre eles, a mulher pode presenciar um ligeiro aumento de peso, pele oleosa, acne, aparecimento de manchas na pele, dores de cabeça, alteração de humor e diminuição da libido.

As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam usando Implanon®: Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% das pacientes que utilizam este medicamento): espinhas (acne), dor de cabeça, aumento de peso corporal, sensibilidade e dor nas mamas, infecções vaginais, menstruação irregular.

Uma vez instalado o Implanon, a mulher entra na fase de adaptação. Esse tempo pode durar de 3 a 6 meses e vai afetar o funcionamento do organismo.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que:
Tenham alergia a etonogestrel ou a qualquer componente de Implanon NXT®; Tenham trombose.

Implanon

  • Altamente eficaz;
  • Falta de preocupação em relação a outros métodos que podem levar a erros ou estar sujeito a uma rotina diária;
  • Prático e discreto;
  • Em alguns casos, torna o ciclo menstrual mais suave e com menos cólicas;
  • Contém apenas o hormônio progesterona;
  • É reversível. ...
  • Pode ser usado durante a lactação.

É muito raro o chip anticoncepcional ser expulso ou migrar de lugar. O implante é inserido abaixo da pele (subdérmico), sendo possível sentir o pequeno bastão ao toque do braço. Se houver dúvida sobre a sua localização, é possível realizar uma ultrassonografia ou uma ressonância magnética.

A maioria das pessoas que utiliza o implante desenvolverá um padrão de sangramento “satisfatório” após seis meses de uso, mas cerca de um terço ainda terá um padrão de sangramento “insatisfatório” após seis meses (1).

O efeito contraceptivo de IMPLANON é obtido principalmente por inibição da ovulação. Não foram observadas ovulações nos primeiros 2 anos de uso e só raramente no terceiro ano. Além da inibição da ovulação, IMPLANON também causa alterações no muco cervical que impedem a passagem de espermatozóides.

A gestrinona é um hormônio produzido em laboratório que tem sido muito utilizado com o objetivo de garantir uma melhora física e estética.

Implante anticoncepcional X Musculação
Como citamos ao longo do texto, quem usa implante contraceptivo pode sim fazer musculação, mas só após alguns dias da inserção e com autorização médica. Durante a realização do exercício muscular, pode acontecer da mulher sentir o implante no braço e isso é completamente normal.

A retirada de Implanon® deve ser feita apenas por médico familiarizado com o procedimento.

No geral, você deve se sentir completamente normal após a retirada do Implanon. Seu braço pode ficar dolorido ou inchado ao redor do local do implante por alguns dias e, por algumas semanas, pode ser que a região pareça machucada.

Durante a inserção ou retirada de Implanon®, pode ocorrer irritação local leve e, em raros casos, dor, coceira ou infecção. Ocasionalmente, no local do implante, poderá ocorrer formação de tecido fibroso (cicatriz) ou desenvolvimento de abscesso. Reações raras: adormecimento ou sensação de falta de sensibilidade.

O Implanon é inserido no antebraço, liberando continuamente um hormônio derivado da progesterona – o etonogestrel – na corrente sanguínea.

O DIU Mirena é eficaz por até cinco anos, enquanto o Implanon é eficaz por até três anos. E Tanto o DIU Mirena quanto o Implanon são métodos contraceptivos reversíveis. Após a remoção, a fertilidade geralmente retorna rapidamente – normalmente dentro de um mês para o Implanon e dentro de alguns meses para o DIU Mirena.