Como saber se o corpo está rejeitando o Implanon?

Perguntado por: rquarteira2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam usando Implanon®: Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% das pacientes que utilizam este medicamento): espinhas (acne), dor de cabeça, aumento de peso corporal, sensibilidade e dor nas mamas, infecções vaginais, menstruação irregular.

Você também deverá consultar o seu médico caso:

  1. Tiver inchaço ou febre por mais de três dias após a inserção;
  2. Tiver secreção ou pus no ponto de inserção;
  3. Apresentar atraso menstrual ou teste de gravidez positivo;
  4. Seus períodos durarem o dobro do normal;
  5. Notar amarelecimento dos olhos ou da pele (icterícia).

O esperado é que o organismo se adapte em até 6 meses. Além disso, é essencial ponderar que o uso do Implanon não protege o organismo contra doenças sexualmente transmissíveis.

É muito raro o chip anticoncepcional ser expulso ou migrar de lugar. O implante é inserido abaixo da pele (subdérmico), sendo possível sentir o pequeno bastão ao toque do braço. Se houver dúvida sobre a sua localização, é possível realizar uma ultrassonografia ou uma ressonância magnética.

A maioria das pessoas que utiliza o implante desenvolverá um padrão de sangramento “satisfatório” após seis meses de uso, mas cerca de um terço ainda terá um padrão de sangramento “insatisfatório” após seis meses (1).

É muito raro o chip anticoncepcional ser expulso ou migrar de lugar. O implante é inserido abaixo da pele (subdérmico), sendo possível sentir o pequeno bastão ao toque do braço. Se houver dúvida sobre a sua localização, é possível realizar uma ultrassonografia ou uma ressonância magnética.

O efeito colateral do implanon mais comum é a menstruação irregular, que pode ocorrer nos 6 primeiros meses de uso. Esse é um período de adaptação do organismo ao contraceptivo.

No entanto, assim como todos medicamentos, o Implanon pode apresentar algumas desvantagens em seu uso, como seus efeitos colaterais. Entre eles, a mulher pode presenciar um ligeiro aumento de peso, pele oleosa, acne, aparecimento de manchas na pele, dores de cabeça, alteração de humor e diminuição da libido.

Está tomando barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, fenitoína, primidona, topiramato ou rifampicina. Deve-se também utilizar um método de apoio porque estes medicamentos reduzem a eficácia dos implantes.

Após esse processo, a área fica dormente para que o implante anticoncepcional seja colocado. Depois da realização da inserção, é normal que a área fique dolorida por 1 ou 2 dias.

Implante anticoncepcional X Musculação
Como citamos ao longo do texto, quem usa implante contraceptivo pode sim fazer musculação, mas só após alguns dias da inserção e com autorização médica. Durante a realização do exercício muscular, pode acontecer da mulher sentir o implante no braço e isso é completamente normal.

Enquanto você estiver usando Implanon®, você poderá apresentar sangramento vaginal em intervalos irregulares, variando de leve ou com maior volume, chamado de sangramento irregular, que é semelhante a uma menstruação. Você pode, também, não apresentar sangramentos.