Qual é a idade da primeira infância?

Perguntado por: agarcia8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê até os 6 anos de idade.

Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

Para os efeitos desta Lei, considera-se primeira infância o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Primeira infância: do nascimento aos 3 anos de idade; Segunda infância: dos 3 aos 6 anos; Terceira infância: dos 6 aos 11 anos.

Como acontece o desenvolvimento infantil?

  • Fase 1: sensório-motor. Essa fase acontece de 0 até os 2 anos. ...
  • Fase 2: pré-operatório. Essa fase vai dos 2 aos 7 anos. ...
  • Fase 3: operatório concreto. ...
  • Fase 4: operatório formal.

As fases da infância são divididas em quatro, classificadas pela faixa etária e de acordo com as atitudes e ações que a criança apresenta.

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

O Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016) traz importantes avanços na proteção aos direitos das crianças brasileiras de até seis anos de idade, ao estabelecer princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas a meninos e meninas nessa faixa etária.

A primeira infância é uma etapa crucial para o desenvolvimento humano. Essa fase, que se estende da gestação ao sexto ano de vida das crianças, compreende um período de intensas mudanças. E os bebês, em especial, adquirem habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais em um curto período!

O Conselho Tutelar atende crianças (de zero a doze anos incompletos) e adolescentes (de doze a dezoito anos Page 6 6 incompletos). Acima dessa idade, não há exceções, como por exemplo a deficiência ou doença mental. É totalmente inaplicável ao Conselho Tutelar o parágrafo único do art. 2º do Estatuto.

Confira quais são esses estágios e como você pode incentivar o aprendizado ao conhecer mais sobre cada um deles.

  • 0 a 2 anos – Estágio sensório-motor. ...
  • 2 a 7 anos – Estágio pré-operatório ou simbólico. ...
  • 7 a 12 anos – Estágio operatório concreto. ...
  • 12 a 16 anos – Estágio das operações formais.

A terceira infância, também conhecida como idade escolar, ocorre aos 7 anos e perdura até o inicio da adolescência, aos 11 anos. Nesta fase as crianças começam a desenvolver o pensamento lógico e possuem uma melhor compreensão da causalidade, categorização, conceitos espaciais, raciocínio indutivo e dedutivo e números.

Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.