Quais alimentos que a mãe come pode dar gases no bebê?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
/ 5 2 votos

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Geralmente os alimentos que tendem a produzir gases no bebê e gerar cólicas são: cebola e alho, as leguminosas (ervilha, feijão, lentilha e grão de bico), o ovo, alimentos com lactose, (leite e derivados), nas brássicas (brócolis, repolho, couve e bruxelas), alimentos ricos em amido (milho, macarrão, e batatas).

Dieta para lactante para evitar cólicas no bebê

  • Soja;
  • Ovos;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Repolho;
  • Frutas cítricas.

No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. A mulher precisa de apoio tanto para cuidar da criança quanto para manter uma alimentação adequada e saudável.

A cólica acontece por causa das contrações da musculatura abdominal do bebê. Esse é um processo natural do corpo e faz parte do desenvolvimento da criança. Nos primeiros meses, o organismo ainda está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal ainda não está formada.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais. Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

Chás digestivos como erva doce, gengibre e funcho, consumidos três vezes por dia, podem ajudar muito na redução de cólicas”, indica a nutricionista Laís. Procure ter uma dieta equilibrada: a dieta da lactante precisa ser variada, incluindo uma ampla variedade de alimentos saudáveis.

camomila

Chá de camomila
Mas além disso a camomila também auxilia no controle da má digestão. Sendo assim, o chá de camomila pode ser bastante útil não apenas para o alívio das cólicas dos bebês, mas também para auxiliar no sono e descanso de mãe e filho(a) nesses meses tão intensos.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Mexer e movimentar as perninhas dos bebês
O movimento de “bicicleta” nas perninhas do bebê, além da flexão contra o peito, pode ajudar a eliminar os gases e acabar com o desconforto e dores do pequeno.

Os especialistas recomendam evitar o excesso de leite, carnes vermelhas, corantes e alimentos ultraprocessados. Embora o consumo de ultraprocessados como, bolachas, salsichas e presunto, seja prático, esses alimentos são nutricionalmente desbalanceados, repletos de gorduras, açúcares e de sódio.