Pode tomar café na gravidez?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quem está grávida não precisa parar completamente de tomar café e refrigerantes ou de comer chocolate, mas é recomendado que o consumo seja moderado e não ultrapasse as 200 mg por dia. Essa quantidade equivale a, mais ou menos, três cafés expressos.

Qual a quantidade máxima
Portanto, existe uma quantidade máxima de cafeína que a gestante pode ingerir por dia. E ela é de apenas 200 mg. Ou seja, 3 xícaras de café expresso ou 4 xícaras de chá preto, por exemplo. Todavia, é importante que as gestantes não exagerem nas quantidades de café.

Como já dito, gestantes devem evitar ao máximo tomar café. Com o café com leite, além de se atentar a cafeína é necessário tomar cuidado com as quantidades de cada um dos líquidos da combinação. Pois, a cafeína em excesso atrapalha a absorção do cálcio. O leite é fundamental para a formação óssea do bebê.

Durante a gestação é indicado evitar:

  • Carne, frango ou peixe crus;
  • Ovos crus;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Queijos não-pasteurizados;
  • Sucos não-pasteurizados;
  • Frutos do mar;
  • Cafeína;
  • Açúcar em excesso.

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

A ingestão de café e bebidas com cafeína e gás não são indicadas durante a gravidez. Veja porque! Veja também: O que é e como age o hCG no corpo da mulher.

Chás que não contêm cafeína, como o de camomila, de erva doce, cidreira e de hortelã, também são boas opções, além de sucos à base de frutas frescas, que podem ser batidos junto às infusões.

O chocolate é perfeitamente seguro para a maioria das gestantes. Desde que consumido com moderação. De fato, há algumas evidências de que comer chocolate durante a gravidez pode inclusive reduzir o risco de pré-eclâmpsia.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite. Durante esse período, seus ductos mamários aumentam em número e complexidade, e começam a se ramificar formando um sistema de alimentação cada vez mais intrincado.

A gestante deverá ingerir vegetais (folhosos e legumes), frutas, carne bovina, frango, fígado (uma vez por semana), ovos e peixes (sardinha, salmão, atum, pescada, cavalinha), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha), cereais (arroz integral, batata, milho, entre outros), azeites (de preferência extra ...

Com o diâmetro do ducto reduzido, aumenta a pressão nos vasos, o que leva à sobrecarga no coração do feto.

Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.