Tem como fazer exame de toque em casa?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para simplificar, o exame de toque pode ser realizado em casa.

Inserindo o dedo indicador na vagina, com as mãos e unhas bem limpas, podemos encontrar o colo. A textura das paredes vaginais são bem rugosas. Dessa forma, o colo se destaca por ser uma bolinha bem lisa, com um furo no meio – como se fosse uma rosquinha/um donut!

Use as pontas dos dedos
Use as pontas dos três dedos médios para o exame. Se você tiver dificuldade para sentir as pontas dos dedos, use outra parte da mão que seja mais sensível, como a palma ou a parte de trás dos dedos.

Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas; Sinta a mama; Faça movimentos circulares, de cima para baixo; Repita os movimentos na outra mama.

Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

Você começa a ter que respirar e se mexer para ignorar as pessoas, mas se você quiser pode levantar a cabeça e falar em um tom normal de voz. Quando a contração desaparece você pode bater papo e rir de alguma piada. No entanto, durante o trabalho de parto ativo, você quase não consegue falar durante uma contração.

“Na medida em que o momento do parto se aproxima, ele se dilata e se abre para permitir a saída do bebê”, completa. A abertura do colo do útero pode ser percebida em exame clínico ginecológico. No entanto, a detecção da gravidez deve ser realizada por meio de exame de sangue ou de urina.

Mas, agora, já é possível substituir o exame de toque pelo exame tríplice da próstata, com alto grau de segurança no diagnóstico.

Isso porque, como as contrações nem sempre são sinal de que o trabalho de parto começou, o toque pode ajudar a identificá-lo. Ainda assim, deve ser feito sempre com o consentimento da paciente.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Uma das principais diferenças das glândulas mamárias e nódulos é que as glândulas não possuem formato arredondado e são macias ao toque, enquanto nódulos são geralmente circunferências duras que podem ser facilmente sentidas nos dedos.

É relevante pontuar que mulheres naturalmente podem ter sensações de “caroços” na mama, por isso é tão necessário o autoexame periódico, pois assim é possível perceber o que está desalinhado no organismo. Todos esses aspectos não devem ser motivos de estresse ou medo, mas sim de atenção e cuidado.