Qual o peso normal de um bebê de 37 semanas?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O grande momento começou sua contagem regressiva e seu bebê já está se preparando para conhecer o mundo. Com 37 semanas de gestação, a pequena gigante mede pouco mais de 48 cm e pesa cerca de 2,7 a 2,9 kg, tendo as dimensões de um feixe de acelga.

A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 centímetros. O corpo está mais arredondado devido a novos depósitos de gordura. O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora.

O peso médio ao nascer foi de 3.249 g. Considerando que esse peso refere-se apenas a gestações de termo (38 a 41 semanas) em mulheres normais, esse valor está bem abaixo do que se considera o melhor peso para o recém-nascido (3.500 a 4.000 g).

Comece a contar quantas contrações você está sentindo nesse período. Caso você tenha notado a ocorrência de duas ou mais contrações em 10 minutos e cada uma durou, em média, de 20 a 60 segundos, já é hora do seu filho nascer!

Os bebês nascidos entre 37 e 35 semanas geralmente não têm grandes complicações. Podem ficar no quarto com a mãe, mas precisam de atenção especial para controle de glicemia, de icterícia prolongada ou maior dificuldade no aleitamento”, explica a Dra. Teresa.

Se não há qualquer tipo de contraindicação do obstetra, o sexo na gravidez está liberado até o último mês de gestação. Inclusive, as relações sexuais são ótimas nas últimas semanas, para estimular a dilatação.

29 a 32 semanas de gestação: 8 meses. 33 a 36 semanas de gestação: 9 meses. 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.

Sintomas como contrações a cada 10 minutos ou mais, mudanças na secreção vaginal, pressão pélvica, dor lombar, cólicas menstruais, cólica abdominal com ou sem diarréia podem ser sinais de trabalho de parto. Ligue para seu médico imediatamente ou vá direto ao hospital mais próximo.

O feto macrossômico trata-se utilizado para definir um feto grande, mais precisamente aquele cujo peso é superior a 4.000g, veja mais informações. O feto macrossômico é um termo utilizado para definir um feto grande, mais precisamente aquele cujo peso é superior a 4.000g.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

Em 30% dos casos, a macrossomia pode ser provocada por diabetes ou hiperglicemia materna. A freqüência de macrossomia fetal em gestações complicadas por diabetes varia entre 15% a 45%, e depende fundamentalmente do controle glicêmico e da presença ou não de obesidade materna.

Uma mulher ainda pode ter sintomas de micção frequente, contrações de Braxton-Hicks ou inchaço dos braços ou pernas. Além disso, você pode ter corrimento vaginal, também conhecido como obstrução de muco, que é considerado normal e não significa necessariamente o início do trabalho de parto.

Isto acontece devido à pressão dos movimentos do bebê. Principalmente quando a gravidez está com mais de 37 semanas, essas pontadas, se forem frequentes, podem ser um indicativo de que o colo do útero está dilatando-se. Por isso, a futura mãe deve comunicar ao seu médico imediatamente.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.