Como ouvir o coração do bebê em casa?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Usar um estetoscópio básico é o jeito mais fácil de escutar o coração de seu bebê. Entre a 18ª e a 20ª semanas de gestação já é possível usá-lo, pois os batimentos já estão fortes o suficiente nesse estágio. Encoste-o em sua barriga, ponha os fones nos ouvidos e escute.

Não há uso de ultrassom. Basta encostar o acessório sobre a barriga. Os dados são enviados via Bluetooth para o smartphone da mãe, onde ficam gravados no app da Bellabeat (Android, iOS) e podem ser compartilhados. É possível usar o produto para tocar música para o bebê, usando qualquer faixa armazenada no telefone.

Ouvir o coração do bebê
Além do aparelho, há um aplicativo gratuito com o mesmo nome - "Shell". O app está disponível para Android o iOs. O BabyScope é outra alternativa, pois permiti que a mamãe ouça os batimentos cardíacos.

A atividade cardíaca embrionária, que é o primeiro pulso do que se tornará as células cardíacas do bebê, ainda não é detectável ao ouvido humano sem o uso de aparelhos específicos.

A primeira ultrassonografia da gravidez é feita na 7ª semana, que é quando os batimentos cardíacos do feto já podem ser ouvidos.

O coração do feto começa a se formar durante a quinta semana de gravidez. Este é o momento em que as primeiras pulsações cardíacas também têm início. Porém, é somente na sexta semana que o batimento fetal pode começar a ter sentido, e que se torna audível, ao mesmo tempo em que o sistema cardiovascular se desenvolve.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

O Monitor Pré-Natal de Batimentos Cardíacos G-Tech é um aparelho que foi fabricado para ser usado pelas gestantes e com ele é possível ouvir e gravar o batimento cardíaco do bebê durante o período da gestação.

Estima-se que, em repouso, as grávidas tenham por volta de 90 batimentos por minuto. O débito cardíaco normaliza à medida que o parto se aproxima. No entanto, apesar de ser uma condição comum na gravidez, é preciso ficar atenta quando há irregularidades no ritmo cardíaco, que pode ser sintoma de outra doença.

Assim, por volta de 11 semanas de gestação o coração estará totalmente formado", afirma. Mesmo que sua formação comece por volta da quinta semana, os pais só conseguirão ouvir os primeiros sons dos batimentos um pouco depois, por volta da sexta semana.

O Baby Doppler, também conhecido como 'Sonoline B', é considerado o melhor doppler fetal para as mães usarem confortavelmente em casa durante a gravidez.

6 semanas de gravidez equivale ao 2º mês. Na verdade, você estará na metade do segundo mês, na 2ª semana. 6 semanas de gestação = Entre 36 a 42 dias de gravidez.

Nesse período, compreendido entre a 5ª semana lunar e a 8ª, o zigoto passa a ser chamado de embrião. Ele passa por rápido desenvolvimento celular, apresentando inicialmente cerca de 1 centímetro de comprimento, encerrando essa fase com aproximadamente 17 centímetros; quando seu corpo se apresenta mais ereto e alongado.

Por volta da 20ª semana, ou 5º mês, é quando o bebê começa a ouvir. Apesar disso, ele só é capaz de processar sons de baixa frequência, e essa função vai se aperfeiçoando conforme a gestação avança. No sexto mês os olhos estão formados e capacitados a olhar em todas as direções.