De quem é a placenta?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 13 votos

A placenta materializa a união entre mãe e filho através do cordão umbilical com a função principal de permitir o intercambio de partículas entre gestante e bebê, ao mesmo tempo protegendo o feto de qualquer agente negativo ao seu desenvolvimento adequado.

As células presentes na camada externa do blastocisto, camada esta chamada de trofoblasto, darão origem à placenta. As células do trofoblasto iniciam um processo de diferenciação, originando duas camadas distintas, o citotrofoblasto e o sinciciotrofoblasto.

Após o parto, a placenta geralmente se solta do útero e a mulher pode expulsar a placenta sozinha ou com a ajuda de um médico ou parteira. Quando a placenta está muito firmemente presa ao útero, partes da placenta podem ficar no útero após o parto.

O cordão umbilical não se conecta diretamente com a mãe. O cordão umbilical 'vai' para a placenta, um órgão temporário que o corpo da mãe desenvolve especificamente para a gravidez. Esta placenta é uma verdadeira usina de trabalho.

Após o parto, os hospitais tratam a placenta como um resíduo e, por isso, é incinerada.

Quase todos os órgãos estão totalmente formados após dez semanas da fecundação (o que equivale a 12 semanas de gravidez). As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam a se formar e a se desenvolver durante a gravidez.

A placenta é constituída por tecido materno e embrionário. Tem como função fornecer nutrientes e imunidade, realizar trocas gasosas e remover excretas do embrião. A placenta é um órgão em formato de disco que é formado pela união do endométrio e membranas extraembrionárias.

Porém, se a idéia é levar a placenta para casa no intuito de vendê-la, deve-se lembrar da Lei 9.434/97, que em seu Art. 15, prevê como crime a venda de tecidos, órgãos (como é o caso da placenta) ou partes do corpo humano, com a pena de reclusão de 3 a 8 anos e multa de 200 a 360 dias-multa.

Uma dequitação ideal é aquela que acontece de forma espontânea, sem nenhum tipo de intervenção, em até uma hora depois do nascimento do bebê. Na nossa prática, vemos que a maioria dos casos se resolve entre 10 a 30 minutos depois que o recém-nascido nasce, mas até cerca de uma hora também é normal.

Expulsão da placenta
Geralmente, a mãe consegue empurrar a placenta para fora sozinha. Contudo, em muitos hospitais, assim que o bebê nasce, administra-se ocitocina à mulher (por via intravenosa ou intramuscular) e massageia-se o abdômen periodicamente para ajudar o útero a se contrair e expelir a placenta.

Após nove meses de intensa atividade, a placenta é naturalmente expulsa do corpo da mulher durante as contrações do parto normal. Na cesárea, é retirada depois do recém-nascido. Depois do corte do cordão umbilical, seu destino mais recorrente é o lixo orgânico da maternidade.

O que os bebês fazem dentro da barriga da mãe? Dormem: os bebês dentro da barriga da mãe dormem a maior parte do tempo, cerca de 16hs por dia para 8hs acordados. Enquanto estão dormindo, eles sonham com as vivências que tiveram durante o dia.