O que é semântica e morfologia?

Perguntado por: sassis . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

As figuras de palavras ou semânticas consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado, isto é, que extrapola o significado original das palavras.

O que é Morfologia? Trata-se do estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras isoladas de seu contexto e de suas funções nas orações e nos períodos. Em termos gerais, a Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, da formação e da classificação das palavras.

O que é morfologia? Morfologia no português, a grosso modo, é o estudo das palavras e do que elas significam essencialmente. Em linguística, a morfologia estuda formação, estrutura e classificação das palavras dentro de determinadas classes.

A análise semântica poderá ser feita pela explicação da mensagem e por meio do olhar atento ao texto completo ou através das palavras que estão compondo a oração. Assim, é a parte da linguística que estuda os significados das palavras, das frases, dos símbolos e imagens, etc.

A Sintaxe é o ramo da Gramática que estuda a estrutura das palavras, frases e períodos que se combinam em enunciados. Ela faz um estudo da disposição das palavras dentro das frases, das frases nas orações e das orações nas sentenças.

A semântica refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases do texto, a incoerência aparece quando esses elementos não possuem significado entre si. É estabelecida entre os significados dos elementos do texto através de uma relação logicamente possível.

As figuras de palavras ou semânticas são um recurso estilístico, o qual é pautado na distorção do significado literal dos termos. Pode-se dizer que as figuras semânticas dividem-se basicamente em três eixos: o das metáforas, catacreses e comparações; o das metonímias e antonomásias; e o das sinestesias.

O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia.

Morfologia: substantivo
Palavra utilizada para nomear pessoas, objetos, fenômenos e seres em geral. Exemplos em negrito: João é muito bacana. A morfologia e a gramática são matérias ótimas de estudar.

A Morfologia se divide em dez classes gramaticais, entre elas estão a classe de palavras variáveis que são os substantivos, artigo, verbos, adjetivos, pronomes e numerais. Já as palavras invariáveis são compostas pelos advérbios, preposições, interjeições e conjunções.