O que é revolução industrial?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A Revolução Industrial foi a transição para novos processos de fabricação na Grã-Bretanha, Europa continental e Estados Unidos, no período de cerca de 1760 a algum momento entre 1820 e 1840.

A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações sociais e econômicas que começou na Inglaterra no século XVIII. O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério Norte durante todo o século XIX e início do século XX.

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.

A Revolução Industrial é o grande marco de transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Os avanços da tecnologia durante os séculos XVIII e XIX possibilitaram o surgimento de várias invenções, como máquinas hidráulicas, máquinas eólicas, máquinas a vapor e o carvão como fonte de energia.

O ponto de partida da Revolução Industrial foi o desenvolvimento da máquina a vapor. A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário.

A Primeira Revolução Industrial foi gerada pela Revolução Comercial. Ela se inicia por volta da metade do século XVIII. A expansão do comércio internacional e o aumento da riqueza permitiram o financiamento do progresso técnico e a instalação de indústrias.

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

A industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária. Enquanto na Inglaterra acontecia a Primeira Revolução Industrial, o Brasil vivia sob o regime colonial e escravista. Desta maneira, as primeiras fábricas só puderam ser abertas com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808.

O fim da Primeira Revolução Industrial deu-se especialmente quanto aos avanços, tanto tecnológicos quanto geográficos, do processo de industrialização mundial. O fim desse período foi marcado pela ascensão de novas fontes de energia, novos meios de transportes e novos equipamentos de comunicação.

FONÓGRAFO, LÂMPADA INCANDESCENTE E CINETOSCÓPIO Entre as outras grandes invenções tecnológicas da Revolução Industrial, estão os cujos e citados Fonógrafo, lâmpada incandescente (Que por sinal são utilizadas até os dias de hoje em uma grande quantidade) e cinetoscópio Ambos foram super importantes para a industria, ...

Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.

A Revolução Industrial teve início com o surgimento das máquinas movidas a vapor. A Inglaterra foi o país pioneiro nesse processo, pois reuniu condições políticas, econômicas e sociais para tal. O início dessa revolução se deu na segunda metade do século XVIII.

A expansão das áreas urbanas e a dinamização do comércio e da economia são impactos positivos da industrialização. O aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera e o desemprego estrutural decorrente da automação da produção são impactos negativos da industrialização.

O Brasil no início da segunda revolução industrial (1871 a 1880)

Atualmente, estamos implementando a Quarta Revolução Industrial. Isso é caracterizado pela aplicação de tecnologias de informação e comunicação à indústria e também é conhecido como “Indústria 4.0”. Baseia-se nos desenvolvimentos da Terceira Revolução Industrial.