O que foi a crise de 1929?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
/ 5 20 votos

A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos, que teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo, causada pela superprodução da indústria norte-americana, falta de regulamentação da economia, excesso de crédito e especulação na Bolsa de Valores.

Causas da Crise de 1929

  • manutenção do ritmo acelerado da produção norte-americana, desprezando a dinâmica do consumo;
  • concessão de crédito sem nenhuma garantia de retorno do dinheiro emprestado;
  • especulação financeira;
  • falsa sensação de prosperidade, que camuflava a real situação financeira do país.

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café.

D) A Crise de 1929 afetou apenas a população mais pobre, não atingindo os grandes empresários, cujos lucros não diminuíram. E) Um fator que explica a Crise de 1929 foi a superprodução agrícola e industrial nos Estados Unidos, que ultrapassava as necessidades de compra dos mercados interno e externo.

A crise de 2014/2017 da economia brasileira teve como origem uma série de choques de oferta e demanda, na maior parte ocasionados por erros de políticas públicas que reduziram a capacidade de crescimento da economia brasileira e geraram um custo fiscal elevado.

A crise atual se passa em um contexto específico: a desindustrialização de muitos países, causada e acelerada principalmente pela globalização do comércio e, em segundo lugar, pela desregulamentação financeira.

A Grande Depressão
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.

Porque a economia brasileira dependia em boa partr das exportações de gêneros agrícolas(principalmente o café) e os Estados Unidos eram o nosso maior comprador. Estando em crise, os Estados Unidos reduziram drasticamente suas compras externas, o que atingiu fortemente a economia brasileira.

A crise de 1929 está profundamente relacionada com as consequências da Primeira Guerra Mundial e com os germes que viriam a gerar a 2ª Guerra Mundial. A economia americana vivenciava um momento de superprodução.

Isso gerou uma bolha inflacionária, pois havia muito dinheiro circulando, mas sem valor real, que estourou levando a Bolsa de Valores de Nova York ao colapso. O período em que o Brasil foi afetado pela crise de 1929 foi a Primeira República, conheça mais como ela foi com nosso texto sobre República Velha.

A Black Thursday ou Quinta-Feira Negra, ocorreu no dia 24 de outubro de 1929. Nesta data, o mercado financeiro estava em pânico e houve a queda de 11% do índice Dow Jones, um dos principais índices das bolsas norte-americanas. Além disso, a Black Thursday foi o primeiro dia do crash de Wall Street na crise de 1929.

A crise econômica do Brasil começou por volta de 2014. Para alguns analistas, o país só deve sair da recessão em 2020.