O que foi a corrida armamentista?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Corrida armamentista é o processo pelo qual um país procura armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa.

Uma corrida armamentista é a prática de nações rivais de acumular e desenvolver armamentos de impacto em tempos de paz. Ao longo da história, houve algumas corridas bélicas, contudo, a disputa entre Estados Unidos e a antiga União Soviética, no século passado, se destaca.

Trata-se de um confronto político e ideológico que resulta no incentivo à pesquisa e desenvolvimento de armas, bem como no aperfeiçoamento de táticas militares. O objetivo da corrida armamentista é a demonstração de poder bélico (poder de guerra) e de superioridade aos demais países.

As causas da corrida armamentista entre EUA e URSS, na Guerra Fria, remontam ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os EUA desenvolveram e utilizaram suas primeiras armas nucleares.

A corrida espacial durante a Guerra Fria foi a disputa entre Estados Unidos e União Soviética para ver quem conquistaria mais objetivos com relação ao espaço sideral. Os governos dos dois países investiram pesadamente na educação e no desenvolvimento de tecnologias que levassem à conquista do universo.

As causas da Guerra Fria foram as disputas e os conflitos pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente a divisão do mundo entre duas potências que despontaram: URSS, socialista, e EUA, capitalista. Uma das suas principais características foi a polarização.

A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.

Corrida armamentista
Outro fator que levou o mundo à guerra foi a corrida armamentista. Muitos autores chamam o período da Bela Época de “paz armada”, por ser um período sem guerras, mas no qual os países aumentaram suas tropas, a produção de armas e de munições.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Armeiro é o profissional que repara, modifica, projeta e fabrica armas. Faz reparos de qualidade industrial, renovação (como a aplicação de acabamentos metálicos) e, faz modificações e adaptações para usos especiais.