O que é psyllium?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Psyllium é uma fibra alimentar muito utilizada para regular a constipação intestinal em pessoas que possuem intestino preso. O psílio é uma planta do gênero Plantago cujas sementes são utilizadas comercialmente para a produção de mucilagem.

A ingestão de psyllium é capaz de diminuir a sensação de fome e a ingestão energética, o que foi relacionado a um aumento no tempo permitido para absorção intestinal. Portanto, a inclusão da fibra em dietas para perda de peso pode ser favorável, principalmente para pacientes com obesidade controlarem a saciedade.

Psyllium emagrece? Muito se fala que o Psyllium é um emagrecedor, porém, é importante entender que ele não atua diferentemente na redução de peso em si, embora auxilie! Suas fibras são conhecidas por aumentarem a saciedade e a diminuírem a fome, favorecendo os processos de emagrecimento.

Por conter grandes quantidades de fibras, não é bom consumir o psyllium em excesso. Ingerir grande quantidade de fibras pode causar constipação intestinal, dor abdominal e gases.

Uma dica é escolher apenas um horário para consumir o psyllium, seja próximo ao almoço ou jantar. Afinal, apesar de benéfica para o organismo, fibra em excesso pode ser ruim. Além disso, à medida que você passa a comer mais fibra, também precisa se hidratar mais.

A nutricionista ainda aponta que os efeitos colaterais mais conhecidos do psyllium incluem excesso de gases, estômago estufado e diminuição do apetite. - Crianças com menos de 6 anos e pacientes com obstrução intestinal ou hipersensibilidade intestinal não devem fazer uso do psyllium.

O psyllium combate a prisão de ventre e também pode atuar na prevenção do diabetes e doenças cardiovasculares. Por ser fonte de ômega 3, a chia ajuda a evitar a inflamação e inchaço das células, características do aumento no peso.

Esse é o Psyllium, fibra natural que ajuda a emagrecer, regular o funcionamento intestinal, controlar o índice glicêmico e também o colesterol, entre outros benefícios. Vendido em casas de produtos naturais, o Psyllium normalmente não causa efeitos adversos.

É importante tomá-lo com água e depois beber bastante água ao longo do dia. Para usá-lo como laxante, recomenda-se ingerir cinco gramas com um copo de água três vezes por dia como ponto de partida. Isso pode ser aumentado gradualmente, conforme tolerado.

Em média, um usuário conseguirá achar psyllium por valores entre R$ 18,90 e R$ 176,96.