O que é preconceito misógino?

Perguntado por: asantos2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

O termo define a prática de agredir, degradar ou discriminar a mulher por preconceito ao sexo feminino e pode ser incluído na Lei 7.716, de 1989, que trata dos crimes de racismo, homofobia e transfobia.

Misoginia é uma palavra que tem por definição o ódio às mulheres. A origem desse termo é grega e vem dos vocábulos miseó, que significa "ódio", e gyné, que tem como tradução "mulher". Esse conceito abarca os sentimentos de desprezo, preconceito, repulsa e aversão às mulheres e ao que remete ao feminino.

Geralmente, a misoginia é um comportamento atribuído aos homens, que praticam atitudes com a clara intenção de destilar ódio e preconceito contra mulheres. Pessoas misóginas tem comportamentos que são pensados e articulados para depreciar, diminuir e promover o ódio contra mulheres.

A misoginia pode ser considerada um tipo de sexismo que se mostra como uma aversão às mulheres, recheado de preconceito, desdenho, e hostilidade direcionadas ao sexo feminino.

Os crimes de xenofobia (ódio a imigrantes estrangeiros ou pessoas de outras regiões do país), intolerância religiosa e misoginia (aversão ou incitação ao ódio às mulheres) foram os três crimes de ódio cujas denúncias lideraram o aumento global de 39,3% no total de denúncias de discurso de ódio na internet registrados ...

Como age um misógino? A misoginia é o ódio e aversão às mulheres. E ela pode aparecer de diversas formas. Na discriminação, no desrespeito, menosprezo, na violência e na objetificação sexual das mulheres.

O que é misoginia
Hoje, entende-se por comportamento misógino aquele que objetifica e deprecia as mulheres, através de violência física, moral, sexual, patrimonial ou psicólogica.

6 sinônimos de misógino para 1 sentido da palavra misógino: Pessoa que sente aversão e ódio por mulheres: 1 ginecofóbico, ginecófobo, ginófobo, antifeminista, androcêntrico, androcentrista.

4 sinônimos de misoginia para 1 sentido da palavra misoginia: Aversão e ódio por mulheres: 1 ginecofobia, ginofobia, antifeminismo, androcentrismo.

“Não ignore a misoginia. Fale! Se você vir, diga algo e deixe a pessoa saber que esse comportamento não será tolerado”, ensina Roma. Já Karen diz que você pode ajudar a fazer isso estabelecendo limites pessoais, comunicando-se de forma concisa e sendo assertivo.

Este comportamento é muito comum, principalmente, dentro de relacionamentos heteroafetivos. É um caso claro de misoginia culpar a mulher por um erro ou comportamento produzido pelo indivíduo masculino.